Página Inicial / Notícias / Propostas para reflexões sobre o Dízimo no mês de julho 2018

Propostas para reflexões sobre o Dízimo no mês de julho 2018

MÊS DO DIZIMO NA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ (Julho 2018)

As lideranças da nossa Igreja e toda a Comunidade de fiéis, estão convidadas a celebrar, refletir e vivenciar intensamente e de modo especial a mensagem evangelizadora do  Dízimo durante todo o mês de Julho no âmbito da nossa Comunidade, da nossa Paróquia e da Arquidiocese de Cuiabá.
Dízimo – Expressão de uma atitude Cristã, ato de fé e confiança em DEUS

A ação pastoral dos agentes do dízimo é surpreendentemente desafiadora e requer sempre um aprofundamento da vivência da fé, da prática da oração e de um notável espírito acolhedor. Não pode e não deve ser uma ação isolada dentro das comunidades, mas deve-se juntar a todas as outras pastorais, assim como a todos os grupos e movimentos, e fazer crescer o sentimento de amor, fé, justiça e misericórdia em todos(as) fiéis, sempre com o devido acompanhamento eclesial. Fazer despertar o sentimento libertador da partilha e ao mesmo tempo anunciar Jesus Cristo, eis o desafio que se impõe na ação pastoral.
Para que uma ação seja bem compreendida é necessário falar e praticar aquilo que se anuncia. Então, para falar de dízimo, ser dizimista é o primeiro compromisso de um agente de pastoral do dízimo. Como comunidade de fé cremos em Jesus Cristo ressuscitado e alcançaremos por ÊLE a vida eterna, praticando boas obras. E a exemplo de Cristo devemos ter na oração um suporte para todas as ações buscando sempre a inspiração para o bem acolher. A pastoral do dízimo, no geral, é um grupo de pessoas que está sempre presente nas celebrações e para isto deve sempre estar preparada para atender as demandas da comunidade de fiéis.
A organização das equipes de pastorais do dízimo não deve ter um caráter burocratizante, mas deve ter um mínimo de organização para que possa bem cumprir a finalidade a que se propõe. Assim deve-se acolher com alegria todos os dizimistas e ter um conhecimento adequado da palavra de DEUS para responder às dúvidas sobre o compromisso da partilha a que todos(as) fiéis foram chamados, para construção de uma igreja realmente missionária e comprometida.
Não há um modelo de ação pastoral e organização que sirva de parâmetro para todas as comunidades, mas é importante que não se perca de vista a necessidade de uma opção diocesana, ou seja, que uma igreja particular tenha unicidade na forma de atuar com relação ao dízimo, sobretudo dissociando-o do caráter meramente financeiro.
As reflexões apresentadas no Livro “PROPOSTAS PARA REFLEXÃO NO MÊS DO DIZIMO 2018” não têm a pretensão de ser um manual de ações pastorais, mas podem ser um ponto de partida para buscar águas mais profundas do conhecimento e da fé e anunciar Jesus Cristo com o coração e o espírito plenos de alegria e esperança de dias melhores para o povo de DEUS. Amém.
COORDENAÇÃO ARQUIDIOCESANA DO DIZIMO
Arquidiocese de Cuiabá

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …