Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 16º Domingo Comum 22.07.2018

Liturgia – 16º Domingo Comum 22.07.2018

“Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai!”
1.Acolhida
Jesus convida os Apóstolos, que regressavam da missão, cansados, repousarem um pouco em lugar deserto e avaliar o resultado do trabalho apostólico. Mas nem deu tempo, pois havia uma multidão sedenta da verdade e faminta de pão para atender!

O texto evangélico é uma catequese para os pastores: Sempre houve bons e maus pastores, e Deus promete suscitar bons pastores para seu povo: “Eu reunirei o resto de minhas ovelhas e para elas suscitarei novos pastores que as apascentem…”. Rezemos para que a Igreja de nosso tempo tenha bons e santos pastores!

2.Palavra de Deus

Jr 23,1-6 – O profeta Jeremias lamenta a existência de maus pastores que fazem sofrer, dispersar e afugentar! Mas, Deus vai suscitar novos e zelosos pastores!

Ef 2,13-18 – Jesus veio estabelecer a paz e a unidade de todos os povos. Veio formar um único povo. Apagou nossos pecados com seu Sangue e derramou o Espírito Santo para fortalecer nossa consciência de “filhos de Deus”!

Mc 6.30-34 – Jesus quer fazer uma revisão de vida com seus Apóstolos, que retornaram cansados da missão apostólica. Disse-lhes: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco!” Mas a multidão faminta e sedenta de verdade, e abandonada pelos pastores, procurou Jesus, que se compadeceu e passou o dia inteiro ensinado-a, pois, parecia um rebanho sem pastor!

3.Reflexão
Na primeira lição de hoje, a catequese de Jesus nos ensina que o trabalho apostólico é cansativo e precisa de descanso e de oração – “Vinde a um lugar deserto… e descansai um pouco!”.

Na segunda lição, Jesus nos ensina que a necessidade do povo ocupa um lugar muito importante: “Jesus vendo a multidão faminta e sedenta da verdade, compadeceu-se e passou o dia inteiro ensinado-a com calma e compaixão”. O bom missionário e o zeloso pastor não se pertencem mais! Precisam ser grandes na compaixão e na doação integral ao serviço do Povo de Deus!

Na formação dos Apóstolos, Jesus alterna a missão com a contemplação, pois tanto o missionário quanto o pastor, precisam primar pela dedicação pastoral e pela contemplação espiritual (avaliar o próprio trabalho pastoral!).

Muito importante, também, é observar como Jesus passou o dia ensinando com calma um povo faminto! Primeiro consola a alma e, depois, alimenta com o pão! Não fez um discurso inflamado contra as injustiças dos patrões e senhores da Economia, como fazem os políticos (e inclusive, sacerdotes) metidos a esquerdistas! O povo é sedento de Deus e de sua verdade e Jesus antes ensinou e, depois, multiplicou o pão!

O filósofo Lenine, um dos fundadores do Marxismo, no final de sua vida, afirmou: “Eu teria feito muito mais se tivesse dado à Rússia uns 10 Francisco de Assis que a Doutrina Marxista!”.

Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …