Página Inicial / Notícias / Dia da Porciúncula na Comunidade São Francisco de Assis em VG

Dia da Porciúncula na Comunidade São Francisco de Assis em VG

Desde 2016 a Comunidade São Francisco de Assis pertencente a Paróquia São Sebastião de Várzea Grande, celebra-se o dia da Porciúncula 02 de agosto. Sempre tendo início com a Celebração da Santa Missa às 06h30, seguida da Adoração ao Santíssimo Sacramento, atendimento de Confissões durante o dia todo encerrando com Santa Missa às 19h30.
Neste dia as outras comunidades da Paróquia também participam com seus movimentos e pastorais na Adoração e utilizando a oportunidade de buscar a reconciliação através das Confissões. Nesse dia é oportunizado ao povo de Deus alcançar Indulgência Plenária. E de forma especial a Comunidade São Francisco de Assis convida toda a Arquidiocese para no dia 02 de agosto/2018 participarem desde às 06h30 da manhã deste dia especial de oração.
Local: Capela São Francisco de Assis
Rua mar vermelho s/n comunidade são Francisco de Assis  no bairro Parque Oceano Atlântico em  Várzea Grande.

No calendário litúrgico Franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como “Porciúncula”.
“O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à Capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência, que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida”.
O texto acima é retirado do Missal e da liturgia das horas
A propósito da Porciúncula, o Santo Padre se expressou recentemente nos seguintes termos: “O caminho espiritual de São Francisco teve início em São Damião, mas o verdadeiro lugar amado, o coração pulsante da Ordem, onde a fundou e onde, por fim, entregou sua vida a Deus, foi a Porciúncula, a ‘pequena porção’, o cantinho junto à Mãe da Igreja; junto a Maria que, por sua fé tão firme e por seu viver tão inteiramente do amor e no amor com o Senhor, todas as gerações a chamarão bem-aventurada. ”(Por Frei Régis Daher, OFM)

Você pode Gostar de:

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …