Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 17º Domingo do Tempo Comum

Liturgia – 17º Domingo do Tempo Comum

“ONDE VAMOS COMPRAR PÃO PARA ESTA MULTIDÃO?”
1.Acolhida
A Catequese de Jesus em tempo de fome (uma multidão faminta), com certeza, indica-nos caminhos para nosso tempo. O Brasil é um pais rico de bens materiais, mas abriga uma multidão faminta e, diria, sem esperanças de melhoria em sua vida! Meditemos a prática de Jesus e tentemos seguir firmes e fiéis, o seu caminho!

Deus oferece-nos a Eucaristia – alimento divino – mas indica-nos a partilha como meio de saciar a fome física! Com os cinco pães de cevada e dois peixes, Jesus saciou a fome de mais de cinco mil homens! E ainda sobraram doze cestos de pedaços!

2.Palavra de Deus
2Re 4,42-44 – O profeta Elizeu recebeu a doação de vinte pães de cevada e trigo – fruto da primeira colheita. Imediatamente ordenou que fossem oferecidos aos pobres, para saciarem sua fome: “Dá ao povo para que coma!”  Eliseu não se apropriou do dízimo!

Ef 4,1-6 – Os cristãos devem viver de acordo com sua dignidade de filhos de Deus, especialmente, a unidade, o amor e o respeito mútuo, pois, somos todos filhos de Deus, iluminados generosamente pelo Espírito Santo – numa palavra, somos todos irmãos!

Jo 6,1-15 – Jesus atravessa o mar de Tiberíades, sobe um monte, senta-se e começa a sua catequese à multidão que o seguia. Mas a multidão estava com fome e Jesus providencia alimento para todos. Valeu-se de cinco pães de cevada e dois peixes que um menino trazia em sua bolsa. Era a reserva de seu alimento!

3.Reflexão
Observemos que o Evangelho, especialmente o Evangelho de João, sempre tem muitos símbolos. Jesus saiu da cidade, pois esta resiste à sua proposta, e vai para o deserto. Subiu um monte e sentou-se como mestre para ensinar. É a Nova e definitiva Aliança! O Povo de Israel foi educado no deserto, e Jesus forma e educa no “deserto” o Novo Povo de Deus.

O Apóstolo Felipe, interrogado por Jesus, pensa em dinheiro necessário para dar um pedacinho de pão a cada um! André descobre um menino com cinco Paes de cevada e dois peixes (reserva pessoal) e Jesus pede os pães e Ele mesmo começa distribuí-los à multidão. Todos comeram e ficaram saciados e, ainda recolheram 12 cestos de sobras! Milagre de Jesus e ensinamento para dar início à novidade econômica da distribuição dos bens que devem servir para todos. Os bens são de Deus e destinam-se para todos os filhos de Deus.

Eliseu recebeu as primícias e mandou, insistentemente, distribuí-las para os famintos do povoado. Os grandes depósitos prestam para enriquecer os poderosos, mas a partilha tem condições de saciar a fome de muitos pobres, realmente pobres!

Jesus agradeceu antes a Deus e depois distribuiu os pães aos famintos já sentados na grama. O pão é dom de Deus criador e, por isso, Ele merece o agradecimento! O menino foi apenas um colaborador do Criador: ofereceu os pães para serem distribuídos. Deus sempre conta com os pequenos e com os pobres!
O povo sentou-se na grama. Eram mais de cinco mil e comer sentado era sinal de pessoa livre. O escravo come de pé! Aquele povo faminto eram pessoas a quem Jesus havia libertado. Eram filhos de Deus!

Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …