Página Inicial / Notícias / Regionais da CNBB se aprofundaram sobre o tema Políticas Públicas

Regionais da CNBB se aprofundaram sobre o tema Políticas Públicas

Representantes de 16 regionais da CNBB se aprofundaram sobre o tema Políticas Públicas.

Da redação, com CNBB

Cartaz criado por padre Erivaldo Dantas vencedor do concurso da CF 2019/ Foto: CNBB

Terminou nesta quarta-feira, 25, em Brasília, o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2019, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O seminário teve início na segunda-feira, 23, e é voltado para os líderes regionais da CNBB.
Ao todo participam 45 representantes de 16 dos 18 regionais da CNBB. O objetivo é que os temas depois sejam repassados em suas localidades. A dinâmica do projeto segue a orientação do Ver-Julgar-Agir.
Em 2019, o tema da Campanha da Fraternidade, será “Fraternidade e Políticas Públicas”. Esta CF tem como objetivo: “Estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.
Segundo o secretário executivo das Campanhas da Fraternidade, padre Luís Fernando da Silva, o seminário nacional tem como objetivo colocar os regionais da CNBB em sintonia com o projeto apresentado pelo texto-base. “O nosso grande esforço e empenho é entender quais são as linhas mestras e diretrizes que o texto-base apresenta para depois, numa linguagem acessível para nossas comunidades, poder ajudar as pessoas a entrar na dinâmica da campanha”.
Além de afetar a vida de todo mundo, o tema da CF 2019 adquire importância particular porque segundo padre Luís no ano que vem teremos um conjunto de governantes recém eleitos, incluindo o presidente da República. “Quando falamos de políticas públicas falamos de participação das pessoas no processo de gestão e controle. Cada um na sua medida e realidade. Todos os cristãos têm a missão e são chamados a participar do processo das políticas públicas. Este é o grande convite e contribuição da CF 2019”, disse padre Luís Fernando.
Para a coordenadora da Escola de Fé e Política dom Amaury Castanho de Jundiaí (SP) e representante do Regional Sul 1 da CNBB, Dolaine Coimbra Santos, o seminário cumpre um importante papel de orientar os representantes dos regionais, dando o norte e buscando construir a unidade na diversidade.
O assessor da parte do “julgar”, padre Antônio Aparecida, da diocese de São José dos Campos (SP), lembra que o lema da CF 2019: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, extraído do livro de Isaías (1,27), nos convida a praticar a justiça e o direito.
“Os profetas chamavam a atenção dos líderes exatamente porque deixavam perecer as ovelhas, não cuidavam dos animais feridos, descuidava da ovelha mãe, etc. A nossa fé nos impulsiona a ter o cuidado com as ovelhas feridas, machucadas e abandonadas’, disse.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …