Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 28º Domingo Comum

Liturgia – 28º Domingo Comum

“Como é difícil para o rico entrar no Reino de Deus!”

1.Acolhida:
O Livro da Sabedoria foi escrito na cidade de Alexandria (Egito) e procura dar uma resposta à situação dos Judeus que haviam perdido sua fé em Javé, seu Deus. O Povo de Israel havia enriquecido, mas foi perdendo o contato com suas raízes históricas. Perdera sua Fe! A riqueza roubou-lhe a liberdade e a paz.

O autor quer provar que a Sabedoria de Deus é bem superior à riqueza material. É muito mais importante que o ouro, o poder e as honrarias humanas: “O ouro do mundo vale menos que um punhado de areia!”.

A Sabedoria de Deus vale mais que o ouro e seu brilho não se apaga! Ela é uma riqueza incalculável e jamais se desvaloriza!

2.Palavra de Deus:
Sb 7,7-11 – A Sabedoria é um dom de Deus, mas é necessário pedi-la. E, normalmente, não anda de mãos dadas com a riqueza do mundo. Esta cria conflitos; aquela faz nascer a paz e a fraternidade solidária.

Hb 4,12-13 – Palavras, o mundo tem de sobra! Apenas a Palavra de Deus é viva, iluminadora e cortante como uma espada de dois gumes. Ela ilumina até as profundidades de nossa alma!

Mc 10,17-30 – Qual é a riqueza que salva e qual seria a riqueza que dificulta a salvação? Cuide de seu coração e pratique o bem coragem. Sejam discípulos de Jesus! O jovem recusou a proposta de Jesus e saiu triste… E Jesus, então, exclamou: “Filhinhos, como é difícil um rico entrar no Reino de Deus!”.

3.Reflexão:
Existe um provérbio popular que diz: “O dinheiro é o esterco do diabo!”. Não é verdade! O dinheiro é necessário para viver e para fazer o bem para o próximo em necessidade! Um grande Bispo americano dizia; “Eu tenho medo de uma faca nas mãos de um malfeitor e não temo uma bomba atômica nas mãos de um Francisco de Assis! O que causa medo é o coração do homem! Um coração santo e justo somente faz bem para seu próximo. O dinheiro não é ruim; pode ser ruim o coração do homem egoísta! Cuide de seu coração e pratique o bem em tudo e com todos! E seja generoso com Deus e Ele te abençoará!

Quando Deus é grande em nossa vida, tudo o que nos cerca é pequeno e de pouca importância. Se Deus é, verdadeiramente, grande em nossa vida, o dinheiro é um bom instrumento na prática do bem! Mas, se Deus não for vivo e grande, o dinheiro escraviza nossa alma! Então, tudo nos escraviza: o próprio dinheiro, a roupa que usamos a moda, as aparências, a “carne” que amanhã vira pó! A carne que nos leva para o crime e a destruição! Pelo contrário, Deus é garantia de vida, mas o pecado é certeza de morte e de sofrimento.

A Palavra de Deus é uma luz que ilumina até o íntimo de nossa alma. Ela é luz divina que previne nossas quedas: Não fuja da luz divina da Palavra de Deus que ressoa em seu coração! Muitas vezes, nós preferimos as luzes do salão de festas (especialmente, noturnas). Não seguimos as luzes de nossa consciência, que é a luz de Deus brilhando em nosso coração. E, por fim, nos damos mal!

Frei Carlos Zagonel.

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …