Página Inicial / Notícias / Secretário do Sínodo se reúne com conselho pré-Sinodal e Repam

Secretário do Sínodo se reúne com conselho pré-Sinodal e Repam

O cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cumpriu agenda em Manaus/AM nos dias 14 e 15/11. Ele se reuniu com o conselho pré-sinodal, a Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM e bispos da região para avaliar o processo de preparação do Sínodo convocado pelo papa Francisco para outubro de 2019.

“O cardeal Baldisseri ouviu os bispos da região amazônica sobre as escutas que estão acontecendo nas dioceses. Ele que fazer uma avaliação e planejar os próximos passos até o sínodo”.
A reunião teve como ponto de partida a provocação enviada como guia para o encontro, baseada no compartilhamento da trajetória com os povos amazônicos até aqui e sugestões para aprimoramento das reflexões do sínodo, cujo tema é “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.
Os avanços mais significativos no processo de consulta sinodal, as dificuldades que se apresentam e os horizontes “que se abrem” serão apresentados pelos bispos. Outra indicação que deve ser partilhada é a comunicação dos prelados da região com suas respectivas conferências episcopais e com os demais bispos da Amazônia.
Presenças dos bispos do Brasil: dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus; dom Antônio Ribeiro, bispo auxiliar de Belém/PA; dom Edson Damian, bispo de São Gabriel da Cachoeira/AM; dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís do Maranhão; dom Neri José Tondello, bispo de Juína/MT; dom Philip Dickmans, bispo de Miracema/TO; dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho/RO; dom Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo/MA; e dom Erwin Krautler, bispo emérito do Xingu e vice-presidente da REPAM-Brasil.

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …