Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 3º Domingo do Advento

Liturgia 3º Domingo do Advento

“Alegrai-vos! O Senhor está perto!”

Terceiro Domingo do Advento (Gaudete), o domingo da alegria.

1.Acolhida
A Liturgia, hoje, fala do Messias que está chegando! É uma preparação imediata para bem celebrar o Natal! Celebramos a vinda de Jesus, a inauguração de um novo caminho de salvação. Natal é novidade de vida, trazida pelo verdadeiro Messias. Esqueçamos o “Papai Noel” pagão e celebremos o verdadeiro Natal de Jesus, o Natal para os “Pobres de Deus”!

2.Palavra de Deus.
Sf 3,14-18 – O profeta anuncia a libertação do “Resto de Israel”, ou seja: a libertação do pequeno resto que preservou sua fé no poder de Deus! Os ricos ficaram na Babilônia, mas os pobres experimentaram a libertação e voltaram para Jerusalém!
Fl 4,4-7- Paulo recomenda aos Filipenses que vivam na alegria, “pois o Senhor está próximo!” Nada deve inquietá-los, mas que seu estilo de vida cause boa impressão aos olhos dos pagãos. Deus será sua alegria e será bem maior que suas dificuldades.
Lc 3,10-18 – João Batista anuncia a chegada do Messias e ensina como acolhê-lo inaugurando um novo estilo de vida baseado na partilha de bens, na obediência às leis do Bem Comum, na recusa da violência e do abuso de poder . Todos se arrependam dos pecados e aguardem o “Batismo no Espírito Santo e no fogo”.

3.Reflexão.
Ao “Resto do Povo de Israel” , que nem mais esperava a Salvação, o Profeta Sofonias anuncia a libertação, que será realizada por Deus. A maioria do Povo de Israel, bem sucedido economicamente, não esperava mais nada de Deus. Vivia bem com seus próprios exploradores; mas aos pobres o Profeta anuncia a alegria da libertação e a glória da cidade de Jerusalém! Deus está no meio do povo sofredor, caminha com ele e vai levá-lo de volta para a sua cidade, Jerusalém! Hoje, em quem devemos colocar nossas esperanças, nos grandes deste mundo ou no poder de Deus?
A Comunidade de Filipos precisa retomar sua alegria de viver superando as próprias dificuldades mediante o diálogo e a convivência. “O Senhor está próximo! (…) e a paz de Deus inundará o coração da comunidade (…) se ela viver em paz! Os Filipenses devem a nova vinda de Jesus com sua vida fraterna e pacífica!
O Precursor, João Batista, anuncia a iminente chegada do Messias, e a melhor preparação para acolhê-lo é a conversão e mudança de vida humana e social. A partilha de bens (ricos e pobres), a justiça nas relações sociais (observância das leis), o abandono dos métodos violentos de governo (liberdade e respeito) e acreditar na proposta do Messias que está chegando: “Batismo no Espírito Santo e no fogo”. O mundo viverá em paz quando Deus ocupar o seu devido lugar e o fogo consumir toda a corrupção em nosso meio!
Celebremos o Natal da Esperança no poder de Deus! Mudemos nosso estilo de vida permitindo a volta de Deus em nossa vida!

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3556

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …