Página Inicial / Noticias do Mundo / Santa Sé divulga orientações pastorais sobre o tráfico de pessoas

Santa Sé divulga orientações pastorais sobre o tráfico de pessoas

O Vaticano publicou nesta quinta-feira, 17, dois novos documentos sobre migrantes e refugiados do Departamento para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral. “Diretrizes Pastorais sobre o Tráfico de Pessoas” (Orientações Pastorais sobre o Tráfico Humano) e “Luzes nas Ruas da Esperança” – Ensinamentos do Papa Francisco sobre migrantes, refugiados e tráfico humano —, são os títulos dos escritos divulgados.

“Diretrizes Pastorais sobre o Tráfico de Pessoas” é o resultado de um processo de consulta com as Conferências Episcopais, congregações e organizações religiosas católicas. Nele consta uma série de orientações pastorais a fim de compreender, reconhecer, prevenir e erradicar o tráfico de pessoas, além de proteger as vítimas e promover a reabilitação de sobreviventes.
No documento é emitido um alerta para o crescente contrabando de migrantes, além de um pedido de ação a nível internacional em defesa das vítimas. O texto, direcionado a comunidades católicas e instituições religiosas, adverte também para a linha tênue que separa o contrabando de migrantes e o tráfico humano.
A Santa Sé defende um reforço dos programas humanitários governamentais e não-governamentais, para a erradicação do tráfico humano.“Os Estados devem estabelecer ou melhorar programas e mecanismos para proteger, reabilitar e reintegrar as vítimas, atribuindo-lhes os recursos econômicos apreendidos aos traficantes”, está escrito no documento. “Diretrizes Pastorais sobre o Tráfico de Pessoas” está disponível no idioma inglês para consulta.
O segundo documento é uma coleção de ensinamentos do Magistério do Papa Francisco sobre migrantes e refugiados, compilados desde o início de seu pontificado até o final de 2017. O plano de ação é acoplado com uma versão eletrônica do programa de pesquisa, disponível no site da Santa Sé, que será atualizado regularmente a cada seis meses, incorporando os novos ensinamentos pontifícios.

Santa Sé divulga orientações pastorais sobre o tráfico de pessoas

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …