Página Inicial / Notícias / Vinde e Vede a “Cidade da Fé”

Vinde e Vede a “Cidade da Fé”

Memorial Papa João Paulo II se transformar na “Cidade da Fé” para o Vinde e Vede.
Para acomodar os mais de 150 mil participantes nos 4 (quatro) dias de festa para 33ª edição do Vinde e Vede uma “Cidade” foi planejada e montada aonde todos os anos é realizado o maior evento católico de Mato Grosso, Memorial João Paulo II na região de Morada do Ouro, em Cuiabá.

A arena, local destinado aos fiéis, 150 tendas os protegerão de sol e de chuva. Neste espaço, ventiladores umidificadores também foram instalados para manter agradável a qualidade do ar. Afinal, serão mais de 10 horas de louvor, adoração e ministração da palavra de Deus divididos nos períodos matutino, vespertino e noturno.

A Arquidiocese de Cuiabá, através do Arcebispo Metropolitano Dom Milton Santos, preocupado em manter a segurança e organização entre os participantes, planejou para a “Cidade da Fé”, iluminação pública, banheiros com acessibilidade, posto médico e estacionamento ao valor único de R$ 5,00 por vaga, cuja a arrecadação será destinada para a despesa desse evento gratuito. No shopping, espaço reservado para comercialização com Stands de vários produtos, incluindo artigos religiosos. A Rádio Difusora  também terá um stand para venda de camisetas,  canecas e chaveiros personalizados com tema do Vinde e Vede e do movimento de arrecadação “Nossa Família Evangeliza”.
A “Cidade da Fé” ainda oferece aos peregrinos museu e confessionário. Toda arquitetura será monitorada pelas equipes de Brigadistas e Anjos da Guarda da Arquidiocese, com apoio da Policia Militar de Mato Grosso. A igreja sendo uma defensora da preservação do meio ambiente reservou um local para a equipe que fará a coleta seletiva de todo descarte de resíduos recicláveis e orgânicos, por meio da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável MT Sustentável (Asmats).
Voluntários
Para que o Vinde Vede aconteça em todos os anos são necessários a dedicação de mil voluntários que os conheceremos nas próximas reportagens.

Alguns iniciaram os preparativos um ano antes da celebração, como é o caso do grupo de dança Família Coreográfica Vinde Vede. Thiago Almeida, organizador do grupo composto por 33 bailarinos que estão ensaiando desde o mês de setembro do ano passado. O coreógrafo explica que faz uma divisão da galera para facilitar o aprendizado, “a gente divide o grupo em seis equipes; anjos, secretária, mídia, foto, coreografia e coordenação. Cada um, faz sua  função  para gerar bom resultado. Nosso grupo 33 possui 30 meninas e 03 meninos. O mês de setembro é o período de inscrição, e em outubro começam os ensaios. Todos os passos são inspirados pelo Espirito Santo”, Thiago reforça que esse tempo de preparo é necessário pois o grupo faz apresentações e acompanha outros grupos musicais nos quatro dias de festa.
Entre os voluntariados, a equipe de Brigadistas e Anjos da Guarda fundamental para preservar a harmonia no local, “os brigadistas passam por formação, que neste ano foi fornecido pelo Batalhão de Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso. Os treinamentos envolvem ações de combate à princípios de incêndios e atendimentos de primeiros socorros. Já os Anjos da Guarda estão imbuídos com o apoio operacional; observando a estrutura do evento, fornecendo as primeiras informações aos peregrino chegam ao local, como idosos, Portadores de Necessidades Especiais, crianças e público em geral.” O brigadista e coordenador da Equipe de Anjos da Guarda, Willian Reis ainda orienta aos pais que usem identificação nos filhos para que as crianças não se percam, usar roupas e calçados confortáveis, pessoas que dependem de medicamentos não esquecer em casa e ainda não esquecer de beber bastante água para evitar a desidratação.
Todos nós já sabemos que lugar de lixo e na lixeira. Entretanto, quando há reaproveitamento a natureza agradece. Por isso, Dom Milton Santos buscou parceria com Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável MT Sustentável (Asmats) que há 03 anos é responsável por fazer a coleta do lixo produzido nos quatro dias de Vinde e Vede. A presidente da Asmats, Cidinha Nascimento, comemora porquê do montante de material coletado durante o Vinde e Vede 85% é reciclável. “Nós recolhemos, levamos para a nossa associação e fazemos a destinação correta que agrega na geração de renda dos catadores, porque é esse material garante a nossa sobrevivência”. Cidinha argumenta que outros eventos deveriam adotar esse tipo de parceria, coleta no local. Assim, evitaria aumentar acumulo nos lixões onde deveria receber apenas rejeito e não material reciclável e reutilizável. A presidente da Asmats relembra com alegria, “em 2018 da quantia coletada 9 toneladas somente de materiais recicláveis”. A natureza agradece!  A 33ª Edição do Vinde e Vede acontece nos dias 02, 03, 04 e 05 de março, como o tema “ Nossa Família Evangeliza”.
Em especial Elaine Coimbra  à Arquidiocese de Cuiabá

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …