Página Inicial / Notícias / Homilia Santa Missa Terça 33º Vinde e Vede 2019 (CF 2019)

Homilia Santa Missa Terça 33º Vinde e Vede 2019 (CF 2019)

HOMILIA – C.F.- 2019 – VINDE & VEDE
05/março/2019 – +Milton Santos – Arcebispo – Cuiabá, MT

Iniciamos hoje o que no Brasil se iniciará amanhã: o importante tempo de muita atenção; o importante tempo de concentração como fazem atletas antes da competição; por isso, é tempo de ALEGRIA, é tempo de superação! São as palavras de Jesus através do Evangelho de Mateus na missa de hoje: “FICAI ATENTOS…” Jesus está dizendo: “CONCENTREM-SE…!! NÃO SE DISTRAIAM!!” “O TEU PAI, QUE VÊ O QUE ESTÁ OCULTO, TE DARÁ A RECOMPENSA!!” Você sabe que no atletismo os indivíduos precisam se desapegar de muita coisa… se é que desejam competir! Jesus até diz de maneira fácil de se entender: “… que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita!!” Jesus insiste no desapego… Ele diz: “… quando deres ESMOLA… que a tua ESMOLA fique oculta!!” “O TEU PAI, QUE VÊ O QUE ESTÁ OCULTO, TE DARÁ A RECOMPENSA!!”
Jesus ainda ensina: “…quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai, e o teu Pai que vê o que está escondido, te dará a recompensa!!” Jesus até faz a indicação para ir na contramão da maneira que o mundo ao seu redor costuma fazer: “… quando jejuares, não fiques com o rosto triste… tu perfuma a cabeça e lava o rosto, para que as pessoas não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa!!”
É assim que estamos iniciando HOJE UM TEMPO NOVO na Arquidiocese de Cuiabá, portanto, UM TEMPO NOVO na sua Paróquia; UM TEMPO NOVO na sua COMUNIDADE; e, tomara que seja também… UM TEMPO NOVO NA SUA FAMÍLIA; afinal, que seja um TEMPO NO EM VOCÊ: É A CAMPANHA DA FRATERNIDADE-2019!!
Saiba que em 1964, em pleno desenvolvimento do Concílio Vaticano II, realizou-se a primeira Campanha da Fraternidade (CF) em âmbito nacional, sob os cuidados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Para este ano de 2019, foi escolhido o tema “FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS”, e, o lema: “SERÁS LIBERTADO PELO DIREITO E PELA JUSTIÇA.” (Is 1,27), com o objetivo geral de “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum: sinais de fraternidade!!
No Evangelho de hoje proclamado, Você percebeu São Mateus trazendo o ensinamento de Jesus: ¨Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente das pessoas só para serem vistos por elas! Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus /…/ o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa!”
Perceba que não dá para falar de POLÍTICAS PÚBLICAS sem falar de educação, saúde, meio ambiente, melhor idade, a vida no campo e na cidade… Isto você pode ver retratado no CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE-2019.
Assim, esta CAMPANHA DA FRATERNIDADE está se referindo à VIDA “E… VIDA EM ABUNDÂNCIA” (Jo 10,10), e consequentemente da necessidade humana de ter seus direitos não só reconhecidos, mas realmente postos em prática para que cada pessoa possa viver dignamente!!
Assim, trazemos à tona o grito do profeta Isaías 1,27: “Serás libertado PELO DIREITO E PELA JUSTIÇA!!”
É assim que cantamos:
“PELO DIREITO E A JUSTIÇA LIBERTADOS,POVOS, NAÇÕES DE TANTAS RAÇAS E CULTURAS.
POR TUA GRAÇA, Ó SENHOR, RESSUSCITADOS,SOMOS EM CRISTO, HOJE, NOVAS CRIATURAS!!” – AMÉM!!

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …