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CNBB lança novo estudo “Setor Universidades da Igreja no Brasil: Identidade e Missão”

Com a temática “Setor Universidades da Igreja no Brasil: Identidade e Missão”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta o Estudo 112 que é fruto do trabalho dos doze anos de existência do Setor Universidades na Conferência.


O estudo traz um compilado dos diversos trabalhos pastorais desenvolvidos pelas diversas expressões eclesiais, no âmbito universitário brasileiro e envolveu representantes das Instituições de Educação Superior (IES; IES Católicas). Associação Nacional de Educação Católica (ANEC); Movimentos, Congregações e Comunidades Novas; Capelanias e Paróquias Universitárias nas Arqui/Diocese e Regionais.
De acordo com o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros, esse material é resultado de um ano de trabalho construído a partir de metodologia sinodal.
“Os representantes foram distribuídos nas Comissões de Sistematização e de Pareceres e desenvolveram o trabalho entre os meses de fevereiro de 2018 e janeiro de2019. O texto foi construído e discutido em três etapas de trabalho antes de ser aprovado pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e pelo Conselho Permanente da CNBB”, destaca.
Ainda segundo Dom João, o Estudo apresenta os princípios orientadores comuns sobre a identidade da ação evangelizadora na universidade (espiritualidade, reflexão e socioeducação); os objetivos e as perspectivas para o trabalho pastoral no âmbito acadêmico, bem como critérios para a formação e a articulação dos agentes e dispositivos pastorais nos diferentes cenários.
De acordo com Dom João Justino, inicialmente, este material foi pensado para ser uma atualização do Estudo 102: O Seguimento de Jesus e a Ação Evangelizadora no Ambiente Universitário. No entanto, como houve avanços na reflexão, sobretudo no que se refere ao ministério de Paulo como chave de leitura para a missionariedade no âmbito universitário, ao aprofundamento da identidade dos eixos da ação evangelizadora, aos critérios para atuação nos ambientes de cultura e saber e a organização do Setor Universidades ficou decidido produzir um outro documento.
Segundo a equipe de trabalho do Setor Universidades da CNBB, o departamento de Cultura e Educação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) propôs traduzir o material para o espanhol para subsidiar as outras 25 Conferências Episcopais da América Latina, neste âmbito.

O Estudo 112 está disponível nas Edições CNBB: www.edicoescnbb.com.br

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