Página Inicial / Notícias / Os 90 anos do Arcebispo Emérito!

Os 90 anos do Arcebispo Emérito!

Assim parafraseou  Cícero: “A gratidão não é somente a maior das virtudes; mas é, também, a mãe de todas as outras”. Por isso, nada mais imponente, sugestivo e justo, a homenagem da arquidiocese pelos 90 anos do Arcebispo emérito, D. Bonifácio. Esta festividade é uma sinfonia grandiosa de afetos, entrelaçada de sentimentos nobilíssimos de: alegria,  viva  emoção e eterna gratidão! Neste momento, especial e único, relembro alguns dados históricos da vida do  festejado.   D. Bonifácio  nasceu em Luiz Alves (SC), no dia 13 de Maio de 1929. Filho de José Piccinini e Maria Stolf Piccinini. Começou seu estudo teológico em S. Paulo (Instituto Teológico Pio XI), indo terminá-lo em Turim( Itália), onde se ordenou sacerdote, em 1960. Dois anos depois, em Roma, doutorou-se em Filosofia. Em 31 de Agosto de 1975, em Lavrinhas- SP,  foi sagrado Bispo coadjutor de Cuiabá, com direito à sucessão.  No dia 5 de Outubro de 1976, exatamente seis  meses após a sua ordenação, foi nomeado e empossado nesta  Arquidiocese como administrador apostólico com “Sede plena”. Isto é, com total responsabilidade administrativa, pastoral e religiosa sobre a Arquidiocese.  Com o falecimento do saudoso D. Orlando chaves (1981), assume, em caráter definitivo, o governo da Arquidiocese. Em 13 de Maio de 2004, quando completou 75 anos, conforme estabelece o direito canônico, apresentou sua carta de renúncia ao Papa, tornando-se Arcebispo emérito.  D. Bonifácio, consagrado para ser pregoeiro da fé, veio para este Estado colosso, desfraldando a bandeira do evangelho, no entusiasmo santo e vibrante do ardente apostolado.  Só nesta Arquidiocese, foram 44 anos de missão apostólica! E, mesmo dentro da sua emeritude episcopal, ainda continua, com vigor, seu apostolado.

Auxilia  várias comunidades de Cuiabá que  solicitam para missas e confissões, sobretudo, na Paróquia C. Imaculado de Maria(CPA-IV). O admirável dinamismo apostólico de D. Bonifácio foi, certamente, inspirado no seu expressivo lema episcopal: ”bonum facere parvulis” (fazer o bem aos pequeninos), em clara referência à sua pessoa, à sua missão apostólica e à pequenez evangélica necessária para entrar no reino dos céus. Este  ideal que o alimentou, foi revelado nesta Arquidiocese através das  sucessivas  visitas às comunidades simples das periferias e do interior, para as celebrações das missas e crismas. Algumas comunidades rurais eram de difícil acesso na época.  Entretanto, estas foram algumas das rotas luminosas de suas peregrinações apostólicas!  Portanto,  no livro santo da sua vida episcopal há páginas de heroísmo, de sacrifícios e imolação pelo povo a ele confiado!

Com seu estilo simples e com palavras acessíveis, continua, até hoje,  empolgando e divinizando muitas pessoas que  buscam sua ajuda, escutando-o! Um aspecto relevante  do Arcebispo emérito, ao lado do seu dote administrativo, foi e continua sendo, o seu perfil Humano no trato com as pessoas e o clero. Evocamos em favor do venerando Arcebispo, aquela  sentença do divino mestre no sacrossanto livro: “Se o grão de trigo não cair em terra, e morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto (Jo.12,24). O Arcebispo emérito, imortalizado pela plenitude do sacerdócio,  como  grão de trigo, consumiu sua vida nesta abençoada região Amazônica, onde buscou, incansavelmente, a edificação espiritual e material da  Arquidiocese que temos hoje. Portanto, grande há de ser a gratidão do povo de Deus para com ele, não menor, do venerando Arcebispo para com Deus que lhe prodigou tantas e tamanhas benemerências.  Infinitas graças sejam dadas a Deus pelos 90 anos de vida de D. Bonifácio! Que o Deus altíssimo derrame sua generosa bênção ele e o recompense-o por suas  fadigas apostólicas nesta centenária Arquidiocese de Cuiabá, que ele ajudou a construir!

Pe. Deusdédit Monge de Almeida
Pároco da Paróquia C. Imaculado de Maria(Cuiabá) e Vigário Geral da Arquidiocese

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …