Página Inicial / Notícias / Palestra Pe.Paulo Ricardo

Palestra Pe.Paulo Ricardo

Como deve ser a nossa oração? Vamos examinar a nossa forma de orar, para que a nossa oração seja eficaz, para que o poder de Deus se manifeste em nossas vidas. Orar com poder não quer dizer que eu seja poderoso, orar com poder é orar de uma forma tal que eu deixe de atrapalhar Deus em fazer a Sua vontade nossas vidas.

Os discípulos de Jesus se aproximam dele da mesma forma que nos aproximamos dele hoje: “Senhor ensina-nos a orar” (Lc 11, 1). Esse pedido nasceu da admiração deles verem Jesus orando. Jesus se fez homem para nos ensinar o que é ser humano. Não sabemos ser gente, ser humanos. Quando olhamos para o ser humano vemos uma tarefa, uma missão, de realizar os sonhos de Deus em sua vida. É importante nos darmos conta de que fomos escolhidos por Deus, não viemos a este mundo por acaso e agora temos que dar conta da vida. Existe um sonho de Pai, um projeto de Deus pra você. A nossa primeira atitude deve ser de nos esforçarmos para nos adequar a esse projeto de Deus.

 

Eu gosto de usar uma comparação. Quando a sapa põe milhares de ovos e surgem vários girinos, nem todos vão virar sapo. Somente aqueles que se tornam sapo realizam o projeto de Deus. Deus nos criou com uma missão, um projeto, e Deus se fez homem para mostrar o que é ser homem, mas projeto de Deus em nós está deturpado por causa do pecado original. Jesus vem se mostrar como ser humano completo. Como ser humano completo, pessoa divina, Ele reza. Só o Evangelho de Lucas nos mostra nove momentos onde Jesus estava orando. Sua oração devia ser fascinante, seus discípulos se deram conta que não sabiam como fazer e lhe pediram que lhes ensinasse a orar.

 

Jesus ensina o Pai Nosso, em duas passagens, mas em Lucas 11, a oração está em uma forma mais abreviada: “Quando orardes dizei, santificado seja o Teu nome, venha o Teu Reino”. Aqui já acontece uma revolução, algo extraordinário, Jesus nos ensina a orar ao Pai para realizarmos o Seu Reino, o reinado de Deus em nossa vida.

 

No início é um esforço humano, mas Deus nos visita e concede o dom, a graça de orar. Não somos nós, mas é Cristo que ora em nós pelo Seu Espírito. Para que isso aconteça é preciso a pregação a respeito do kerigma, o primeiro anúncio do amor de Deus, da necessidade de renunciar ao pecado e buscar a conversão. No Evangelho de Marcos, no Horto das Oliveiras, Jesus também ora. “Não Seja feita a minha, mas a Tua vontade”. Essa é a característica da oração cristã, pedir que seja feita a vontade do Senhor. A oração pagã é diferente, as pessoas perguntam qual é a nossa vontade e não a vontade de Deus. Deus é o oleiro, que modela o barro, temos que parar de nos comportarmos como se fossemos criadores. Jesus veio ao mundo para nos ensinar a fazer a vontade de Deus.

 

Um exemplo de oração pagã moderna é o livro: O Segredo. O Livro é puro paganismo, milhões de pessoas estão caindo nesse erro. O livro fala da lei da atração, se desejamos as coisas boas elas acontecem, mas se desejamos coisas ruins, elas também acontecem. Segundo a autora é preciso desejar intensamente aquilo que se quer. Quem está comprando o livro “O Segredo” são universitários, pessoas com um grau de cultura elevado. É materialismo e paganismo disfarçados, são enganosos os preceitos que estão nesse livro. Ela consegue nos enganar porque mexe com o pecado original em nós, queremos ocupar o lugar de Deus em nossa vida.

 

Tantas pessoas morrendo de fome na África, será que essas pessoas não desejam comida? Está faltando maturidade, compreender o que é a vida humana, o universo não está aí para fazer a sua vontade. O paganismo é assim, são forças cósmicas, e nesse livro, a autora fala de universo, é o velho paganismo disfarçado. Ela fala tantas coisas mas sem pensar nas conseqüências. Não podemos ser infantis e achar que a nossa vontade é o melhor para nós.

 

Enquanto o pagão é como os profetas de baal que clamam por aquilo que desejam, o cristão expreessa o desejo de fazer a vontade de Deus. Jesus suou sangue no Horto das Oliveiras. Se Ele que é nosso Mestre e Senhor, quem somos nós para achar que a nossa oração vai ser uma coisa fácil. Muitas vezes fazer a vontade de Deus é um verdadeiro parto, mas é a melhor coisa para nós. Mesmo que a vontade de Deus nos assuste, mesmo que vejamos uma cruz, sabemos que por trás dela, Deus tem uma ressureição para nós. Nós estamos prontos para fazer a vontade de Deus. Não se trata de fazer a minha vontade, façamos que o nosso coração entre em sintonia com a vontade de Deus.

————————————————————–

Padre Paulo Ricardo

Reitor do seminário de Cuiabá (MT)
www.padrepauloricardo.org

Você pode Gostar de:

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …