Página Inicial / Notícias / Sínodo Arquidiocesano (15 anos de caminhada)

Sínodo Arquidiocesano (15 anos de caminhada)

Você sabe o que significa Sínodo ?

A Arquidiocese de Cuiabá realizou de 2004 à 2008 os trabalhos do Sínodo Arquidiocesano.

O QUE É SÍNODO?

O Sínodo é uma assembleia de sacerdotes e de outros fiéis da Igreja particular escolhidos, que auxiliam o Bispo para o bem de toda a comunidade diocesana” (cân. 460-468).
O Sínodo é um grande exame de consciência da Igreja de Cuiabá.
SÍNODO – É Palavra grega que significa – “diversos caminhos que confluem para um único caminho.”

Porque o Sínodo?
O bem maior, a fonte e a razão de ser da Igreja é a COMUNHÃO.
O Sínodo é uma forma admirável de oração,decisão em comunhão e conversão.
O Arcebispo é quem convoca,preside e orienta o Sínodo.
O tempo do Sínodo é um tempo de Conversão, Páscoa, Pentecostes e Comunhão.
IDEIA FORÇA DO SÍNODO – CADA UM DE NÓS FAÇA:
DA FAMÍLIA, COMUNIDADE, PARÓQUIA E DA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ
A CASA E A ESCOLA DA COMUNHÃO”

Se você viveu este tempo na Arquidiocese, estude novamente os documentos sinodais, se ainda não conhece os documentos, aproveite esta oportunidade e vivencie esta experiência.

Após as assembleias e os estudos nas Paróquias e Comunidades, Dom Milton promulgou o Documento Final do Sínodo, onde apresenta os seguintes temas:

Documento 1

I.COMUNHÃO dos discípulos missionários na Igreja! – Dimensão Comunitária e Participativa

II. A URGÊNCIA DA MISSÃO: Discípulos missionários para anunciar Jesus Cristo!

III. CONHECIMENTO DA BÍBLIA E DA CATEQUESE: Alegria, vocação, comunhão e caminho
dos Discípulos Missionários de Jesus Cristo! – Dimensão Bíblico-Catequética

IV. LITURGIA, AÇÃO DA SANTÍSSIMA TRINDADE:
Santidade é vocação para os Discípulos Missionários!

V. ECUMENISMO E DIÁLOGO RELIGIOSO:
Caminho irrenunciável para o discípulo e missionário

VI. O AMOR QUE IMPELE OS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS A SERVIÇO DA SOCIEDADE

VII. COM MARIA,A COMUNHÃO PARA NUNCA MAIS ACABAR!
– Discípulos missionários do jeito de Maria

Documento 2

A segunda parte do documentos abordou o tema PARÓQUIA, Rede de Comunidades e Grupos com ênfase nos Sacramentos.

Documento 3

A terceira parte do documento apresentou orientações – As Diretrizes Administrativas e Contábeis

docu

Disponibilizamos todos os documentos, lembrando que para visualizar o arquivo, terá que estar instalado em seu computador o Software Adobe ou leitor de PDF. clique aqui e confira

O Livro do Sínodo foi entregue oficialmente no dia 22 de maio de 2008 na festa de Corpus Christi (seja sua Promulgação),pelo nosso Arcebispo Metropolitano Dom Milton Santos,sdb, no Ginásio do Colégio São Gonçalo.

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …