Página Inicial / Notícias / Indulgência plenária

Indulgência plenária

O Papa concede indulgência plenária pelo 150º aniversário das aparições de Lourdes.

.- O Papa Bento XVI dispôs a concessão de uma "especial indulgência plenária", com motivo da celebração do 150° aniversário das aparições da Virgem Maria na Gruta de Massabielle, perto de Lourdes (França), a Santa Bernadette Soubirous, informou hoje a Santa Sé.

O anúncio foi feito através de um decreto publicado hoje pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé e assinado pelo Cardeal James Francis Stafford e o Bispo Gianfranco Girotti, O.F.M. Conv., Penitenciária Maior e Regente da Penitenciária Apostólica respectivamente.

Para que a comemoração do dia em que a Virgem Maria se apresentou a Bernadette afirmando "Eu sou a Imaculada Conceição" acrescente a santidade nos fiéis, assinala o decreto, o Papa Bento XVI "estabeleceu a concessão da indulgência plenária", a quem, com as condições estabelecidas –arrependimento, confissão dos pecados, comunhão e oração pelas intenções do Santo Padre– realizem a visita a Lourdes ou vão a algum lugar onde se venere publicamente a imagem Mariana.

Segundo o documento da Penitenciária Apostólica, poderão obter esta graça especial quem desde em 8 de dezembro de 2007 a 8 de dezembro de 2008 visitem o batistério paroquial onde se batizou Bernadette, a casa da família Soubirois, a gruta de Massabielle e a capela da casa onde Bernadette recebeu a Primeira Comunhão.

Deste modo os que desde 2 de fevereiro de 2008 até 11 de fevereiro de 2008, visitem em "qualquer templo, oratório, gruta ou lugar dedicado a imagem benta da Virgem de Lourdes, exposta solenemente à veneração pública e ante a mesma participam de um ato de devoção Mariana ou ao menos se  recolhem em meditação e concluem com a oração do Pai Nosso, do Credo e da invocação da Bem-aventurada Virgem Maria".

O decreto recorda que aqueles que "por enfermidade ou justa causa" não possam sair de casa ou do lugar onde se encontrem poderão obter a indulgência plenária, se com ânimo afastado do pecado e o propósito de cumprir as três condições necessárias apenas lhes seja possível, nos dias 2 a 11 de fevereiro de 2008, efetuarão "com o desejo de coração uma visita espiritual aos lugares acima indicados, rezando as orações citadas e oferecendo a Deus com confiança, por meio de Maria, as enfermidades e dificuldades de sua vida".

Você pode Gostar de:

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …