Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 18º Domingo Comum 04.08.2019

Liturgia – 18º Domingo Comum 04.08.2019

“Quando Cristo aparecer em sua glória, então, aparecereis, com Ele, revestidos de glória”

1.Acolhida – Reunimos para celebrar a Eucaristia, cumprindo o seu Mandamento: “Fazei isso em minha memória! Chegamos na igreja colo indivíduos, mas, ao entrar nela, somos Assembleia santa! E Jesus Cristo está em nosso meio como cabeça da Igreja e convidados a participar no seu Mistério!
Tomemos consciência que é Jesus quem nos convida para participar deste Mistério eucarístico; somos envolvidos pela luz divina do próprio Cristo! Vamos esquecer, melhor, recordar nossa semana passada no trabalho e na luta pelo pão de cada dia e ofereçamos este sacrifício, certamente, válido para nossa salvação. Retornaremos para nossas casas com a certeza de termos sido alimentados, transformados, cristificados pela recepção do Corpo e Sangue de nosso salvador, Jesus Cristo.
Não podemos passar um tempo na igreja, pensando nos negócios, como o homem do Evangelho, que demoliu seus celeiros e construiu novos procurando descanso e tranquilidade…, pois o Senhor lhe recordou que Ele pode cortar-lhe o fio da meada e convoca-lo para a eternidade! Para quem ficará o trigo que ele guardou nos novos celeiros?

2.Palavra de Deus
Ecl 1,2;2,21-23 – A palavra vaidade significa “ousa de pouco ou nenhum valor”! É uma visão crítica do profeta ironizando o acúmulo de riqueza por parte daqueles senhores que perderam a fé nas Palavras e Promessas de Javé! A preocupação com os “bens materiais mal adquiridos” roubam a paz da alma e prejudicam até o sono que deveria ser restaurador!
Col 3,1-5.9-11 – Nós somos cristãos, revestidos da glória de Cristo ressuscitado, não podemos teimar em viver de acordo como “velho homem”, manchado pelo pecado! Celebrar a Eucaristia é oportunidade de alimentar a vida divina em nossa vida carnal. Fomos recriados pelo poder de Jesus, restaurados na vida de filhos adotivos do Pai celestial! Não estraguemos a obra prima de nosso Deus!
Lc 12,13-21 – A tentação para o ser humano é acumular bens, quase sempre, mal adquiridos! A vida eterna não é resgatada com bens materiais, mas com o Sangue preciosíssimo de Jesus Cristo! A morte não tem resgate mediante bens materiais! E na morte, com quem ficarão os bens materiais escondidos nos paraísos fiscais? Disse Jesus disse: “Louco! Com quem ficará o que tu acumulaste?” Sejamos ricos de Deus! Apenas de Deus

3.Reflexão
No tempo do domínio grego sobre Israel, algumas famílias acumulavam a riqueza toda do império e a população pobre acumulava apenas sofrimentos! Esse não era e, ainda hoje, continua não sendo o mundo que Deus quer para o ser humano! A proposta do mundo capitalista é proposta de morte, inclusive, para os ricos e poderosos! Jesus nos fez uma proposta de vida e de vida em plenitude para todos. A proposta de morte não vem de Deus! Quem quer a morte para a criatura humana é o demônio! Ele continua mentido como sempre (Jo 8,44). Deus quer a vida e a vida em plenitude para o ser humano (Jo 10,10).
O Apóstolo Paulo recomenda-nos viver como ressuscitados, imitando Jesus que nos deu vida nova. Procuremos as coisas do alto, as coisas de Deus, preparando-nos para a vida eterna. Os antigos cristãos meditavam seguidamente os “Novíssimos”: A vida se resume em quatro elementos: “morte, juízo, inferno, paraíso”! Pensemos que Deus nos fez e nos resgatou para o paraíso e não para a morte e o inferno! A morte é inevitável, o juízo está nas mãos de Deus e o inferno ou o paraíso é consequência de nossas escolhas! Deus não manda ninguém para o inferno. O inferno é a escolha que nós mesmos podemos fazer mediante nossas obras! Inferno não é uma decisão divina, mas é o prolongamento eterno de uma vida sem Deus, escolhida por nós desde aqui na terra?
Nós, brasileiros, estamos acostumados com o “jeitinho”, mas Deus desconhece este estratagema brasileiro! Deus é a Verdade e a Transparência absolutas. Não brinquemos quando se trata da vida eterna, pois, não vai haver “uma segunda chance”!

Frei Carlos Zagonel

61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

PUBLICADA MENSAGEM DO PAPA POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, CELEBRADO EM …