Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 22º Domingo Comum 01.09.2019

Liturgia – 22º Domingo Comum 01.09.2019

“Convida os pobres…Porque eles não têm como te retribuir o convite . E tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos!”

1.Acolhida
Para entender o Evangelho precisamos ter o coração transformado: “Recria, Senhor, o meu coração”! Sem um coração renovado, recriado, o Evangelho se torna um desafio incompreensível, uma proposta de vida própria para anjos celestiais! O ser humano, prejudicado pelo pecado das origens, é egoísta ao extremo! Jesus veio para renovar o ser humano, restituindo-lhe a semelhança divina – “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança”! (Gn 1,26).
O “Mundo do Mercado cria o homem egoísta, insensível ao sofrimento humano, adorador do dinheiro, da ocupação dos primeiros lugares e do “levar vantagem em tudo!” Neste ser humano moderno não entra o espírito do Evangelho! É um mundo feito à imagem e semelhança de satanás!
Cria em mim, Senhor, um coração novo para que eu possa entender a tua proposta e possa aceitar o desafio de teu Evangelho! Disse Jesus a seus discípulos espantados: “Filhinhos, como é difícil um rico entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de agulho do que um rico entrar no Reino de Deus!” (Mc 10,24-26). Deus pode salvar um rico, mas precisa recriar seu coração!

2.Palavra de Deus
Eclo 3,19-21.30-31 – Os caminhos de Deus são de humildade e mansidão, pois, Deus revela sua sabedoria aos pobres e aos humildes! “Para o orgulhoso não existe remédio, pois uma planta de pecado está enraizada nele e ele não compreende!” Para os humildes está reservada a sabedoria!
Hb 12,18-19.22-24 – O Povo de Israel teve medo de Deus que se revelou no Monte Sinai; mas o novo Povo de Deus se aproxima do Monte Sião e da cidade de Deus vivo, a Jerusalém celeste, da reunião festiva de milhões de anjos…”. Deus mudou de pedagogia, mas não mudou a mensagem salvadora!
Lc 14,1.7-14 – Num mundo de ambições incontidas, Jesus prescreve a política do “do último lugar!” No pensar de Jesus o humilde não é ambicioso, mas é agradecido por tudo o que recebe de Deus. Não é invasor de primeiros lugares, mas é um agradecido pelo convite recebido!

3.Reflexão
A sabedoria é reservada aos pobres que meditam a Palavra de Deus; esta verdade machuca o coração dos ricos e bem sucedidos na vida! Jesus anunciou a Palavra de Deus a todo mundo, mas sua preferência era para os pobres e pequenos, para os doentes, aflitos, empobrecidos pelo excesso de impostos e para os descartados da vida social!

Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …