Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 27º Domingo Comum 06.10.2019.

Liturgia – 27º Domingo Comum 06.10.2019.

“QUEM NÃO É CORRETO VAI MORRER,MAS O JUSTO VIVERÁ POR SUA FÉ!”
1.ACOLHIDA –
Celebramos o Mistério de Jesus para iluminar e reavivar a nossa fé na Palavra de Deus! O profeta, Habacuc, queixava-se com Deus, pois, suas profecias não se realizavam e o mundo dos poderosos continuava o mesmo, andam tranquilos em suas maldades!
Mas Deus reage dizendo ao profeta que escreva em tábuas de pedra a sua profecia; ela pode demorar, mas não fala de jeito nenhum! Disse-lhe Deus: “a profecia não falhará! (…) Quem não é correto, morrerá; mas o junto viverá por sua fé!”
A Palavra de Deus pode até demorar, mas não falhará jamais! O tempo de Deus não é um tempo de 24 horas diárias! É um tempo que é medido pela misericórdia e pela justiça de Deus todo poderoso! Por isso, Ele aconselha o fiel a viver pela fé e com a fé! Irmão, você não está acreditando na palavra de um poderoso chefe político, mas na Palavra do Deus vivo! Por isso, a Palavra de Deus é fonte de alegria e de esperança.
São Paulo, preso em Roma, aconselha seu discípulo, Timóteo, a guardar fielmente o seu depósito da fé, ou seja: acreditar no amor de Jesus, fiel e inquebrantável, solidificado no poder e na presença do Espírito Santo!

2.Palavra de Deus
Hb 1,2-3; 2,2-4 – Irmão, põe tua confiança em Deus, pois, sua Palavra pode até demorar, mas jamais falhará! Ele é fiel e poderoso! Ele afirma na profecia de Habacuc: “Quem não é correto vai morrer, mas o justo viverá por sua fé!” A virtude da fé é o combustível divino, necessário para a caminhada dos justos rumo ao céu!
2Tm 1,6-8 – 13-14 – O Apóstolo, Paulo, está preso em Roma, mas envia seu testamento recomendando-lhe a humildade, a tranquilidade e, principalmente, a oração para todo mundo.
Lc 17,5-10 – A virtude da fé é o segredo de Deus, a força de Deus necessário para os discípulos de Jesus. Deus é todo poderoso e nada pode ser feito sem Ele; por isso a virtude da fé é o poder do próprio Deus, capturado em nosso favor! O dom da fé é dom gratuito de Deus e concedido, de modo especial, aos humildes.

3.Reflexão
O profeta Habacuc estranha o procedimento de Deus. De fato, Deus quer salvar o ser humano, mas suas profecias não se realizam e o mundo não muda em nada! Os poderosos continuam vivendo em paz e dominado impiedosamente dos mais fracos! Até parece que Deus perdeu seu poder! Esta é a dúvida atroz do profeta! Mas Deus não perdeu poder algum; pelo contrário deseja e quer a salvação de todo ser humano. É rico em misericórdia e sua Palavra pode até demorar, mas não falhará jamais! Deus diz ao profeta: “Se demorar, espera, pois ela virá com certeza e não tardará! Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá pela fé!
A qualidade da virtude da fé é decisiva. Não basta crer, mas precisamos agir de acordo com nossa fé, ou seja: A qualidade da fé mede-se pela ação, pelo serviço prestado ao Senhor, mesmo quando tal serviço pareça inútil! A fé não é uma crença, mas um estilo de vida, um estilo de vida indicado pelo próprio Evangelho. Paulo recomenda ao discípulo, Timóteo, que, mesmo na perseguição, “guarde o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós!”
Jesus compara o poder da fé verdadeira à força de arrancar até uma amoreira e jogá-la no mar! Os Apóstolos pediram um aumento em sua própria fé: “Senhor, aumenta em nós a fé!
A fé alimenta-se de humildade. ”Digamos apenas: Fizemos apenas o que devíamos fazer!.. Senhor, aumenta a nossa fé!
Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …