Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade da Santa Mãe de Deus,Maria (01.01)

Solenidade da Santa Mãe de Deus,Maria (01.01)

SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA 1 de janeiro de 2020
ANO A – SÃO MATEUS
Cor Litúrgica: Branco
A: Meus irmãos, bendigamos a Deus pela maternidade divina de Maria, que nos deu seu Filho Jesus, nossa paz, que derrubou o muro da separação para formar um só povo. Que Ele nos ajude a vivermos como irmãos, sem preconceitos e exclusões, para termos a paz que tanto desejamos em cada dia deste novo ciclo anual que estamos iniciando. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – HINÁRIO DO NATAL – P. 9
R.: NASCEU-NOS HOJE UM MENINO, E UM FILHO NOS FOI DADO, GRANDE É ESTE PEQUENINO, REI DA PAZ SERÁ CHAMADO. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / 1. Cantai, cantai ao Senhor um canto novo, um louvor! Por maravilha tão grande, um canto novo, um louvor! Por tal vitória e poder, um canto novo, um louvor! Por um amor tão fiel, um canto novo, um louvor!/ 2. A salvação resplendeu, um canto novo, um louvor! Justiça apareceu, um canto novo, um louvor! Toda a terra contemplou, um canto novo, um louvor! Com alegria aplaudiu, um canto novo, um louvor!/ 3. Clarins, violões, tocai um canto novo, um louvor! Ao rei Senhor aclamai, um canto novo, um louvor! Cante o mar, o universo um canto novo, um louvor! Na presença do Senhor, um canto novo, um louvor!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, Filho de Deus, que, nascendo da Virgem Maria, vos fizestes nosso irmão, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, Filho do homem, que conheceis e compreendeis nossa fraqueza, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, Filho primogênito do Pai, que fazeis de nós uma só família, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, em Cristo, o Filho da Virgem Maria, a plenitude de todas as bênçãos veio permanecer entre nós. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Nm 6, 22-27) – Leitura do Livro dos Números.
22O Senhor falou a Moisés, dizendo: 23“Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 24’O Senhor te abençoe e te guarde! 5O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! 26O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’ 27Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 66/67)
R.: QUE DEUS NOS DÊ SUA GRAÇA E SUA BÊNÇÃO/ 1. Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos. / 2. Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações. / 3. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!
8. 2ª LEITURA (Gl 4, 4-7) – Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
Irmãos: 4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim já não és escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. / De muitos modos, Deus outrora / nos falou pelos profetas; / nestes tempos derradeiros / nos falou pelo seu Filho.
10. EVANGELHO – (Lc 2, 16-21) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 16Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, no dia em que proclamamos solenemente a Virgem Maria como Mãe de Deus, invoquemos a sua intercessão, dizendo com confiança: Senhor, que a Vossa Mãe interceda por nós!
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
1) Senhor, abençoai a Vossa Igreja, para que, a exemplo da Virgem Maria, seja um sinal do Vosso amor em meio aos povos e nações, nós Vos suplicamos.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
2) Senhor, iluminai nossos governantes, para que governem com justiça, comprometidos com a paz, a dignidade humana, o respeito e a promoção da vida, nós Vos suplicamos.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
3) Senhor, socorrei-nos em nossas necessidades neste novo ano que se inicia, a fim de que possamos viver em paz e concórdia, protegidos sob Vosso olhar de amor, nós Vos suplicamos.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
4) Senhor, animai a nossa comunidade com a força do Vosso Espírito e fortalecei-nos no empenho em levar adiante a alegria do Evangelho, nós Vos suplicamos.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
(Preces Espontâneas):
P.: Senhor, nosso Deus, acolhei das mãos de Maria, Virgem e Mãe, as orações cheias de fé do vosso povo e dai-nos a graça de crescer, no Espírito Santo, até à plenitude da vida em Cristo. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – HINÁRIO DO NATAL – P. 13
1. Nas terras do Oriente, surgiu dos céus uma luz: que vem brilhar sobre o mundo e para Deus nos conduz./ R.: NASCEU JESUS SALVADOR! ALELUIA, ALELUIA! É ELE O CRISTO SENHOR; ALELUIA, ALELUIA!/ 2. Nasceu-nos hoje um menino, um filho que nos foi dado. É grande e tão pequenino, Deus forte é Ele chamado./ 3. Cantai com muita alegria, que grande amor Deus nos tem! Pequeno, pobre, escondido, nasceu por nós em Belém.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que levais à perfeição os vossos dons, concedei aos vossos filhos, na festa da Mãe de Deus, que, alegrando-se com as primícias da vossa graça, possam alcançar a sua plenitude. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) – Prefácio da Virgem Maria I – MR (p. 445) – A Maternidade da Virgem Maria –
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – HINÁRIO DO NATAL – P. 8
R: DA CEPA BROTOU A RAMA, DA RAMA BROTOU A FLOR. DA FLOR NASCEU MARIA, DE MARIA, O SALVADOR. (BIS)/ 1.O Espírito de Deus sobre ele pousará, de saber, de entendimento este Espírito será. De conselho e fortaleza, de ciência e de temor, achará sua alegria no temor do seu Senhor!/ 2.Não será pela ilusão do olhar, do ouvir dizer, que Ele irá julgar os homens, como é praxe acontecer… Mas os pobres desta terra com justiça julgará, e dos fracos o direito ele é quem defenderá!/3. A palavra de sua boca ferirá o violento e o sopro de seus lábios matará o avarento… A justiça é o cinto que circunda a sua cintura, e o manto da lealdade é a sua vestidura!/ 4. Neste dia, neste dia, o incrível verdadeiro, coisa que nunca se viu, morar lobo com cordeiro… A comer do mesmo pasto, tigre, boi, burro e leão, por um menino guiados, se confraternizarão.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus de bondade, cheios de júbilo, recebemos os sacramentos celestes; concedei que eles nos conduzam à vida eterna, a nós que proclamamos a Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 520)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Que Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda bênção, vos conceda a sua graça, derrame sobre vós as suas bênçãos e vos guarde sãos e salvos todos os dias deste ano.
TODOS: AMÉM.
P.: Que Ele vos conserve íntegros na fé, pacientes na esperança e perseverantes, até o fim, na caridade.
TODOS: AMÉM.
P.: Que Ele disponha em sua paz vossos atos e vossos dias, atenda sempre às vossas preces e vos conduza à vida eterna.
TODOS: AMÉM.
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.

Meditando a Palavra de Deus
Inicialmente, escutamos o relato do Livro dos Números que nos apresenta uma belíssima fórmula de bênção. A bênção é uma maneira de comunicar vida, mas a vida plena no Espírito. No texto, ela está individualizada, recai sobre uma pessoa (te guarde… sobre ti… para ti…), porém, esta pessoa representa todo o povo de Israel, todos nós – povo escolhido. Em síntese, o próprio Deus ensina o que pedir e como pedir: “assim invocarão o meu nome”, para obter sua bênção: “eu os abençoarei”. A carta paulina ouvida nesta Solenidade da Mãe de Deus mostra-nos o Filho de Deus, nascido de uma mulher, que, ao assumir a natureza humana, nos liberta, nos faz filhos e herdeiros do mesmo Pai. Ao obtermos a condição de filhos do mesmo Pai, desenvolve-se a fraternidade entre nós, e passamos todos a ser irmãos em Cristo, com Cristo, por Cristo. O Evangelho retrata os pastores, na época, grupo marginalizado, que encontram Maria, José e o Menino. Eles o reconhecem como o Messias e testemunham o que viram, conforme a narrativa de Lucas: “e todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam:”. O Evangelho destaca também Maria, mãe de Jesus, que é um testemunho de fé. No dia da anunciação, ela respondeu ao anjo com um sim. Isabel a saudou como aquela que creu. Junto ao berço de Jesus, ela escuta o que os pastores ouviram da boca dos anjos: “Nasceu para nós um Salvador”. A Escritura diz, entretanto, que, mesmo em uma piedosa atitude de acolhida, ela experimentou as obscuridades da fé: “Maria, entretanto, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração’. O Evangelho hoje proclamado conclui com a significativa frase: “deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo, antes de ser conhecido”. O nome Jesus significa “Deus salva”. Portanto, mais uma vez, é aqui reafirmada a missão do Menino: ser o Salvador, o nosso Salvador. Por todas as maravilhas operadas em nosso favor, cantamos com o Salmo 66: “Exulte de alegria a terra inteira {…} que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem!”.
(Roteiros Homiléticos do Ciclo Natalino – Ano B – 2008/2009)

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …