Página Inicial / Notícias / O Tempo da Quaresma

O Tempo da Quaresma

“É agora o momento favorável, é agora o dia da Salvação”

(2Cor 6,2)

Queridos irmãos e irmãs, é com alegria e esperança que iniciamos este tempo favorável à conversão: o Tempo da Quaresma. São Quarenta dias em que somos convidados a refletir sobre a nossa caminhada espiritual.

Esta deve nos conduzir à ressurreição. Este é o verdadeiro sentido da Quaresma: nos preparar e levar para ressuscitar junto com cristo. “A quaresma é um caminho que nos leva a Jerusalém. Não a cidade geográfica, mas à paixão, morte e ressurreição do Senhor”.

Os textos litúrgicos do início da quaresma sugerem, como ajuda de conversão e como expressão concreta de nosso esforço, a esmola, o jejum e a oração intensa. “O jejum se refere em primeiro lugar à boca. Há um pecado capital chamado gula. É um abster-se voluntariamente de alimentos. O jejum de alimentos recorda a frase dita por Jesus ao demônio, que o tentava pela gula: não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Quaresma é um tempo de alimentarmos a alma através da escuta da palavra de Deus. A esmola extingue a avareza. Ela mexe com o nosso bolso. Ela lembra que não somos dono de coisa nenhuma: que tudo pertence a Deus. É dando aos necessitados, que recebemos graças de Deus. A Quaresma é um tempo especial de partilha do que temos e somos. A Oração se faz com os lábios, sim. Mas se for feita só com os lábios será como a fumaça dos sacrifícios de Caim: não sobe para o alto. Nossa oração deve partir do coração e ser participada o tempo todo pelo coração, isto é, pelo nosso ser inteiro. Nossa oração é como uma música envolvente que acompanha nosso jejum, nossa esmola, nossa abertura compreensiva aos outros e ao mesmo tempo nossa elevação a Deus. A Quaresma é um tempo privilegiado de oração”.

A Quaresma é um tempo privilegiado que Deus nos concede para nos aproximar “mais” dele. É o tempo favorável de que precisamos para rever nossa vida. A quaresma nos ajuda a responder a pergunta: Estamos caminhando para a Páscoa, para a Ressurreição? Ou estamos “parando” na sexta-feira da Paixão? Deus conhece o nosso coração e nos convida a atravessar este deserto rumo à Terra Prometida.

Juntamente com este tempo favorável, a Igreja no Brasil coloca para a nossa reflexão a Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é Fraternidade e defesa da vida e o lema, Escolhe, pois, a vida! (Dt 30,19). É um momento oportuno para darmos mais atenção ao grande dom que Deus nos deu: A Vida. Valorizemos este dom que nos foi dado com tanto amor. Escolhamos verdadeiramente a vida.

Peçamos a Deus, sob a intercessão da Virgem Dolorosa, a graça de abrirmos o coração a esta riqueza espiritual nos concedida por este tempo favorável.

Padre Izaias Bernardo Monteiro da Silva

Secretário Executivo da CNBB RO2

Você pode Gostar de:

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …