Página Inicial / Notícias / O Tempo da Quaresma

O Tempo da Quaresma

“É agora o momento favorável, é agora o dia da Salvação”

(2Cor 6,2)

Queridos irmãos e irmãs, é com alegria e esperança que iniciamos este tempo favorável à conversão: o Tempo da Quaresma. São Quarenta dias em que somos convidados a refletir sobre a nossa caminhada espiritual.

Esta deve nos conduzir à ressurreição. Este é o verdadeiro sentido da Quaresma: nos preparar e levar para ressuscitar junto com cristo. “A quaresma é um caminho que nos leva a Jerusalém. Não a cidade geográfica, mas à paixão, morte e ressurreição do Senhor”.

Os textos litúrgicos do início da quaresma sugerem, como ajuda de conversão e como expressão concreta de nosso esforço, a esmola, o jejum e a oração intensa. “O jejum se refere em primeiro lugar à boca. Há um pecado capital chamado gula. É um abster-se voluntariamente de alimentos. O jejum de alimentos recorda a frase dita por Jesus ao demônio, que o tentava pela gula: não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Quaresma é um tempo de alimentarmos a alma através da escuta da palavra de Deus. A esmola extingue a avareza. Ela mexe com o nosso bolso. Ela lembra que não somos dono de coisa nenhuma: que tudo pertence a Deus. É dando aos necessitados, que recebemos graças de Deus. A Quaresma é um tempo especial de partilha do que temos e somos. A Oração se faz com os lábios, sim. Mas se for feita só com os lábios será como a fumaça dos sacrifícios de Caim: não sobe para o alto. Nossa oração deve partir do coração e ser participada o tempo todo pelo coração, isto é, pelo nosso ser inteiro. Nossa oração é como uma música envolvente que acompanha nosso jejum, nossa esmola, nossa abertura compreensiva aos outros e ao mesmo tempo nossa elevação a Deus. A Quaresma é um tempo privilegiado de oração”.

A Quaresma é um tempo privilegiado que Deus nos concede para nos aproximar “mais” dele. É o tempo favorável de que precisamos para rever nossa vida. A quaresma nos ajuda a responder a pergunta: Estamos caminhando para a Páscoa, para a Ressurreição? Ou estamos “parando” na sexta-feira da Paixão? Deus conhece o nosso coração e nos convida a atravessar este deserto rumo à Terra Prometida.

Juntamente com este tempo favorável, a Igreja no Brasil coloca para a nossa reflexão a Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é Fraternidade e defesa da vida e o lema, Escolhe, pois, a vida! (Dt 30,19). É um momento oportuno para darmos mais atenção ao grande dom que Deus nos deu: A Vida. Valorizemos este dom que nos foi dado com tanto amor. Escolhamos verdadeiramente a vida.

Peçamos a Deus, sob a intercessão da Virgem Dolorosa, a graça de abrirmos o coração a esta riqueza espiritual nos concedida por este tempo favorável.

Padre Izaias Bernardo Monteiro da Silva

Secretário Executivo da CNBB RO2

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …