Página Inicial / Notícias / Retrospectiva 2019 – Notícias da Igreja no Mundo

Retrospectiva 2019 – Notícias da Igreja no Mundo

Durante este ano de 2019 apresentamos inúmeras notícias,artigos e informações de modo geral,e desta forma disponibilizamos uma rápida Retrospectiva de 2019 (algumas notícias vinculadas no site da Arquidiocese de Cuiabá durante este ano).

Aproveitamos e desejamos a todos irmãos e irmãs internautas um Feliz e Santo Ano Novo.

Retrospectiva 2019 – Notícias da Igreja no Mundo

1. JMJ 2019 – A Jornada Mundial da Juventude reuniu mais de 200 mil jovens provenientes de 155 países de 22 a 27 de janeiro,apresentando o tema : “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)” . E a Arquidiocese de Cuiabá esteve presente no Panamá na JMJ2019 representada por jovens da Arquidiocese e pelo nosso Arcebispo Metropolitano Dom Milton Santos.  Confira na íntegra clique aqui.

2.Hinário Litúrgico – A Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor de Música Litúrgica, apresentou à Igreja do Brasil o terceiro fascículo do Hinário Litúrgico – Tempo Comum. Trata-se de uma edição em partituras – revisada, ampliada e atualizada-, com os Cantos para as Celebrações Eucarísticas dominicais dos anos A, B e o mais recente C.Confira na íntegra clique aqui.

3.Diretoria CNBB Regional Oeste 2 – O Nosso Regional Oeste 2 da CNBB elegeu a nova presidência para os próximos quatro anos (2019 a 2022): tendo como Presidente: Dom Canísio Klaus – Bispo de Sinop / Vice-presidente: Dom Vital Chitolina – Bispo de Diamantino / Secretário: Dom Derek John Christopher Byrne – Bispo de Primavera do Leste/Paranatinga / e novo secretário executivo do Regional Oeste 2 o Pe. Reinaldo Braga Junior da diocese de Diamantino. Confira na íntegra clique aqui.

4.Ordenação Diaconal  – A Arquidiocese de Cuiabá realizou em maio no Rincão do Meu Senhor em Várzea Grande, a Ordenação de novos diáconos para a Igreja de Deus.
Diácono Bravin / Diácono Helder / Diácono Henrique / Diácono José Thiago
Diácono Lucas Nunes Teco / Diácono Marcos Paulo / Diácono Marcos Tainam

Confira na íntegra clique aqui.

5.Dom Bonifácio celebra 90 anos de idade – A Arquidiocese de Cuiabá celebrou com muita alegria 90 anos de nascimento de Dom Bonifácio Piccinini,sdb,nosso Arcebispo Emérito.  Confira na íntegra clique aqui.

6.Nova Diretoria CNBB Nacional – Neste ano tivemos a eleição da nova diretoria da CNBB NACIONAL :
Presidente: Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo/ Vice-presidente Arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler/ Vice-presidente Bispo de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva /  e novo secretário-geral Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.  Confira na íntegra clique aqui.

7.Mensagem Urbi et Orbi do Papa Francisco: “Que o Emmanuel seja luz para toda a humanidade ferida” Confira na íntegra clique aqui.

8.Barco Hospital Papa Francisco – Atendendo as populações ribeirinhas ao longo do Rio Amazonas, no território do estado do Pará. Confira na íntegra clique aqui.

9.Dom Milton (45 anos de Sacerdócio) – A Arquidiocese de Cuiabá celebrou em dezembro os 45 anos de Ordenação Presbiteral de Dom Milton Santos, Arcebispo Metropolitano de Cuiabá. Dom Milton foi ordenado no ano de 1974 em Pindamonhangaba.Confira na íntegra clique aqui.

10.(15 anos Site Arquidiocese de Cuiabá) – Com muita alegria (Dia de Nossa Senhora de Guadalupe), celebramos o aniversário de criação do Site da Arquidiocese de Cuiabá (www.arquidiocesecuiaba.org.br), que marcou a sua entrada no ciberespaço da Internet no dia 12 de dezembro de 2004 e que nesses 15 anos recebeu aproximadamente 3 milhões de acessos. Confira na íntegra clique aqui.

11. Encontro Nacional do Laicato em Cuiabá – A Arquidiocese de Cuiabá recebeu o VII Encontro Nacional do Laicato em junho com o tema os “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: um novo olhar e um novo agir”. Teve presença de mais de 500 leigos e leigas de todos os Estados Brasileiros.. Confira na íntegra clique aqui.

12.(Difusora Bom Jesus celebra 60 anos no ar) – Dia 23 de agosto de 2019, a Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá comemorou seus 60 anos de Evangelização em Mato Grosso e hoje no Brasil e no Mundo através da internet. Com Santa Missas e diversos eventos celebrativos. Confira na íntegra clique aqui.

13.Sínodo Cuiabá 15 anos – Neste ano celebramos 15 anos do inicio do Sínodo Arquidiocesano que foi uma grande assembleia de sacerdotes e de outros fiéis da Igreja particular escolhidos, que auxiliam o Bispo para o bem de toda a comunidade diocesana” (cân. 460-468).O Sínodo é um grande exame de consciência da Igreja de Cuiabá. Confira na íntegra clique aqui.

14.Papa Francisco aboliu o segredo pontifício para casos de abuso sexual – Papa Francisco põe à disposição das autoridades civis de investigação os testemunhos dos processos canônicos,também aboliu o segredo pontifício nos casos de violência sexual e de abuso de menores cometidos por clérigos (“delicta graviora”). Confira na íntegra clique aqui.

15.Relíquia de São Francisco de Assis em Mato Grosso –  Mato Grosso recebeu a relíquia e Imagem de São Francisco de Assis para peregrinação pelas Paróquias. Confira na íntegra clique aqui.

16.Dom Milton Santos,SDB celebra 15 anos como Metropolita – Dom Milton Santos,SDB celebrou seus 15 anos como Metropolita da Arquidiocese de Cuiabá (15 anos de Arcebispado) . Confira na íntegra clique aqui.

17.Sínodo para a Amazônia  – Em Roma Papa Francisco realizou o Sínodo para a Amazônia analisando quatro dimensões”pastoral , cultural, social e ecológica.Confira na íntegra clique aqui.

18.Canonização Irmã Dulce  – Primeira Santa nascida no Brasil, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, no Vaticano.Confira na íntegra clique aqui.

19. Papa Francisco celebrou 50 anos de sua ordenação sacerdotal –  Ocorrida em 13 de dezembro de 1969, pelas mãos do Arcebispo Ramón José Castellano  o Papa Francisco celebrou 50 anos de sua ordenação sacerdotal.Confira na íntegra clique aqui.

20. Reitor-mor dos Salesianos  visita Cuiabá – A Arquidiocese de Cuiabá recebeu em abril o 10º Sucessor de Dom Bosco,Pe. Angel Fernandez Artime.Confira na íntegra clique aqui.

21.Mês Missionário Extraordinário – No mês de outubro a Igreja vivenciou em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário proclamado pelo Papa Francisco para 2019 e que apresentou como tema: Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo. Confira na íntegra clique aqui.

22.V Congresso Nacional de Educação da ANEC – Aconteceu em Cuiabá o V Congresso Nacional de Educação da ANEC em Cuiabá MT com presenças de educadores das escolas católicas de todo o Brasil. Confira na íntegra clique aqui.

23.Procissão com Imagem do Senhor Bom Jesus – Foi realizada a Procissão Fluvial no Rio Cuiabá e pelas ruas da capital com a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá em celebração pelos 300 de Cuiabá .Confira na íntegra clique aqui.

24.Exortação pós-sinodal “Christus vivit” – Papa Francisco escreveu uma Exortação pós-sinodal “Christus vivit” publicada em abril. “Carta aos Jovens” – Resultado do Sínodo dos Jovens .Confira na íntegra clique aqui.

25. Papa Francisco institui Domingo da Palavra de Deus –  Com um Motu Proprio o Santo Padre estabeleceu que “o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”.Confira na íntegra clique aqui.

26.Arquidiocese de Cuiabá 109 anos – Dia 05 de abril de 1910, pela Bula ” Novas Constituere ” o Papa Pio X, a data de elevação da Diocese de Cuiabá ao título de Arquidiocese e Sede Metropolitana.Confira na íntegra clique aqui.

27.Museu de Arte Sacra  – O Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado e de Cultura reabriu o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso,ao lado do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.Confira na íntegra clique aqui.

28.Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE)– Este ano, a Assembleia Geral da CNBB teve seu foco central em atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023.Confira na íntegra clique aqui.

29.Vinde e Vede 2019 – O 33º Vinde e Vede, Mega Evento Católico do centro oeste, foi realizado nos dias de carnaval (02,03,04 e 05 de março/2019) no Memorial Papa São João Paulo II com o tema Nossa Família Evangeliza. Nestes dias o Memorial se torna “Cidade da Fé” do Mato Grosso, e neste ano recebeu mais de 130 mil pessoas nos 4 dias de evento. Podemos dizer que o Vinde e Vede é um grande retiro espiritual, onde a alegria, a fé, a oração e a Comunhão permeiam em todos os dias.Confira na íntegra clique aqui.

30.Vinde e Vede 2020 – Foi divulgado o tema central do Vinde e Vede 2020 que será “Maria levantou-se e partiu apressadamente” Lc 1,39 e será realizado nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro/2020 no Memorial Papa São João Paulo II . Confira na íntegra clique aqui.

31. Medalha comemorativa dos 300 anos de Cuiabá – Prefeitura de Cuiabá lançou medalha comemorativa dos 300 anos de Cuiabá em solenidade que aconteceu na Casa Barão, rua Barão de Melgaço, onde algumas personalidades e autoridades de Cuiabá foram condecoradas com a medalha do tricentenário,entre elas Dom Milton Santos,Arcebispo Metropolita, foi um dos homenageados neste dia. Confira na íntegra clique aqui.

32.Anunciada a Exposição extraordinária do Santo Sudário em 2020 – Apenas cinco anos após a última exposição, considerada entre as mais frequentadas e vividas pelos peregrinos de todo o mundo, chegou a mais de dois milhões, o Santo Sudário será novamente exposto em Turim: foi o que anunciou o arcebispo dom Cesare Nosiglia. Confira na íntegra clique aqui.

33. Quinta Experiência Missionária do COMISE-RO2 – A semana contou com participação dos seminaristas das seguintes dioceses: Sinop, Cáceres, Primavera do Leste – Paranatinga, Diamantino, Arquidiocese de Cuiabá e dos seminaristas da própria diocese, juntamente com a presença da Vida Religiosa Consagrada representada pelas Irmãs dos seguintes institutos: Servas da Misericórdia de Sião, Consagradas de Maria de Nazaré e Filhas de São José.Confira na íntegra clique aqui.

34.Bazar Bom Jesus de Cuiabá é reaberto –  A Fundação do Senhor Bom Jesus de Cuiabá retomou as atividades do Bazar Bom Jesus de Cuiabá em maio/2019, na sede da Fundação, no complexo da Paróquia Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.Confira na íntegra clique aqui.

35.Orientações pastorais às mídias católicas (CNBB) – Destinado a todas as dioceses, congregações religiosas, associações de fiéis que mantêm concessão pública de rádio difusão, profissionais, colaboradores, pesquisadores da área de ciência da religião, agentes de pastoral e todos aqueles vinculados à ambiência digital, o documento tem um objetivo claro: auxiliar na comunicação da verdade e “tornar a comunicação a mais inclusiva possível, fazendo com que as pregações e celebrações reflitam as eclesiologias, ou seja, o modo como produtores [de conteúdo] concebem e vivenciam o ministério da Igreja.Confira na íntegra clique aqui.

36.CNBB realizou sua 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil  – Em maio/2019 no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida (SP), aconteceu a  57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) com presença de cerca de 480 bispos incluindo os eméritos.Destacamos a presença de Dom Milton Santos, Arcebispo Metropolitano de Cuiabá na Assembleia Geral.Confira na íntegra clique aqui.

37.Arquidiocese realizou XI Encontro de Formação Pastoral Arquidiocesana do Dízimo – A Pastoral Arquidiocesana do Dízimo realizou em abril/2019 o seu XI Encontro de Formação Pastoral com o Tema a ESPIRITUALIDADE DOS AGENTES DO DIZIMO.  Confira na íntegra clique aqui.

38.Catequeses do Papa Francisco –  O Pontífice retomou seu ciclo de catequeses sobre a oração do “Pai-Nosso”, comentando a frase “assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.Confira na íntegra clique aqui.

39.Assembleia Arquidiocesana sobre a Juventude – A Arquidiocese de Cuiabá realizou no dia 13 de abril/2019,na Paróquia São Gonçalo do Porto, a Assembleia Arquidiocesana da Juventude 2019 tendo como tema central o Documento Final do Sínodo dos Bispos com o tema: Os Jovens, a Fé e o discernimento vocacional. Além da partilha em grupos, foi realizada grande plenária de estudos.Confira na íntegra clique aqui.

40.Clero da Arquidiocese de Cuiabá em Retiro Espiritual – O Clero da Arquidiocese de Cuiabá esteve reunido em Retiro Espiritual entre os dias 11 e 14 de março/2019, sendo momentos importantes de muita oração,estudos e também de convívio fraterno.Confira na íntegra clique aqui.

Você pode Gostar de:

CNBB lança edital do Concurso para Letra e Música da CF 2025

CNBB LANÇA EDITAL DO CONCURSO PARA A LETRA E A MÚSICA DO HINO DA CAMPANHA …