Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia Batismo do Senhor Jesus

Liturgia Batismo do Senhor Jesus

LITURGIA – BATISMO DE JESUS 10.01.2021.
ESTE É O MEU FILHO MUITO AMADO!

1.Acolhida
Com a “Festa do Batismo de Jesus”, termina o tempo natalino. De hoje em diante, Jesus entra na batalha do Reino de Deus sobre a terra. Jesus pediu o batismo para João Batista e, ao ser batizado, o céu se abriu e de lá foi ouvida uma voz que dizia: “Este é meu Filho muito amado, no qual Eu pus o meu agrado!”
O Batismo de Jesus ilumina o nosso batismo; também nós somos iluminados pelo Espírito e somos declarados “Filhos de Deus!” O Batismo é muito importante não por ser uma “inscrição na Igreja Católica”, mas porque somos renascidos, pela força do Espírito Santo, como filhos de Deus! Batismo é um verdadeiro nascimento para uma vida divina de filhos adotivos de Deus!
Como acontecem os nossos batizados? Será que nos damos conta do milagre que acontece na vida de nossos filhos ao serem batizados? Por isso, é importante perguntar-nos pelo milagre que acontece nas águas batismais e na responsabilidade que assumimos pelo Sacramento do Batismo! O Batismo não é, apenas, um grande Sacramento; é uma grande responsabilidade que pais e padrinhos assumem ao pedir e receber o batismo pra seus filhos e afilhados?

2.Palavra de Deus
Is 42,1-4.6-7 – O profeta Isaías descreve a vinda e a missão do Messias – Servo de Javé – humilde e paciente com o povo a quem vai salvar! Ele foi chamado pelo nome e o próprio Deus o tema pela mão para conduzi-lo na missão de ser a luz das nações e o médico de nossas enfermidades.
At 10,34-38 – O Messias é o Salvador de todos os povos, pois, “Deus não faz distinção entre as pessoas (…) Ele aceita quem tem a prática da justiça”. O Servo de Javé é Jesus que foi ungido pelo Espírito Santo e passou entre nós fazendo o bem a todos!
Mt 3,13-17 – Vencida a resistência de João Batista (Não se julgava digno de batizá-lo!), Jesus foi batizado por ele e o Espírito Santo desceu sobre Ele na forma visível de uma pomba, e uma voz, vinda do céu, se fez ouvir: “Este é meu Filho amado, no qual Eu pus o meu agrado!” O Pai revela a dignidade e a missão de seu Filho, Jesus!

3.Reflexão
No Evangelho está a afirmação de Jesus: “Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer da água e do Espírito Santo, não poderá entrar no Reino de Deus!” (Jo 3,3-7). Portanto, o Batismo é necessário para entrar no Reino de Deus. Ele é a porta de entrada e torna-se a garantia de um “renascer” como filho de Deus! Batismo, portanto, não é uma inscrição… é nascimento como verdadeiro filho de Deus! Não brinquemos com nosso Batismo! É motivo de intensa alegria e garantia de salvação! O Papa Leão I dizia: “Recorda-te, ó cristão, de tua dignidade e viva de acordo com ela!” Batismo não é inscrição, mas é vida nova! E como o Batismo entre nós, quase sempre, é de crianças, a via nova precisa revelar-se no comportamento dos pais e padrinhos da criança batizada!
Jesus inicia sua atividade messiânica, após o Batismo recebido de João Batista. Todo batizado é ministro de Jesus Cristo. O Documento de Aparecida afirma que todo batizado é discípulo missionário de Jesus Cristo! Cristão acomodado não é discípulo de Jesus! A Igreja de Jesus precisa sair às ruas para anunciar Jesus; do contrário, não somos discípulos de Jesus! É compromisso sério meu irmão! Você já falou de Jesus a pessoas amigas ou desconhecidas, a seus filhos ou à sua esposa ou a seu marido?O Batismo é a garantia de um direito e de uma missão sagrada: Somos ministros de Jesus e encarregados de anuncia-lo. Rezar e muito bom, mas não é suficiente! Você não fala de Jesus porque tem respeito humano? Recordemos as palavras severas de Jesus: Se alguém se envergonhar de mim e de minhas palavras diante desta geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com seus santos anjos!” (Mc 3,38).
Recordemo-nos que o melhor documento para um cristão não é uma fala bonita! É o testemunho de quem segue Jesus colocando os próprios pés nas pegadas de Jesus! Seguir e não pretender ir à sua frente como pretendidos mestres! (Cf Mc 8,33).
FREI CARLOS ZAGONEL

61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

PUBLICADA MENSAGEM DO PAPA POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, CELEBRADO EM …