Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 3º Domingo do Tempo Comum

Liturgia 3º Domingo do Tempo Comum

LITURGIA – 3º DOMINGO COMUM 26.01.2020
“CONVERTEI-VOS PORQUE O REINO DE DEUS (CÉUS) ESTÁ PRÓXIMO!”

01.ACOLHIDA
Quem imagina uma Igreja em paz e sem conflitos, está enganado. Jesus falou de fogo e seu desejo é que ele arda intensamente! (Lc 12,49). Jesus trouxe a luz, melhor, Ele é a Luz que brilha para todos, mas de maneira especial para aqueles que andam nos caminhos do sofrimento! A Luz é Jesus e o caminho precisa ser aberto neste mundo e em nosso tempo! Jesus afirma que Ele é o caminho para a Igreja em todos os tempos e lugares. Mas a construção deste caminho é difícil. Necessitamos da Luz de Cristo e não de nosso egoísmo para acertar! Quantos caminhos e quantas tentativas de construção, mas pouca consulta para Aquele que é o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA! (Jo 14,6). Ele e o Espírito Santo!
As discussões e as divisões na Igreja e em nossas comunidades são causadas por que? Se Jesus Cristo e seu Espírito estiverem no centro de nossa vida e de nossas preocupações, com certeza, teríamos diversidade de pensamentos, mas não divisões de comunidades! Jesus Cristo e seu Espírito não dividem ninguém, mas nosso egoísmo, sim!

2.PALAVRA DE DEUS
Is 8,23.9,3 – A alegria não acontece pelas lutas (guerras), mas pela presença de Deus e de sua ação! A grande luz é a vinda do Senhor! “O povo que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitam na sombra da morte, uma luz resplandeceu! A luz é Jesus porque somente Ele liberta e salva!

1Co 1,10-13.17 – A Comunidade de Corinto andava mal por causa de suas divisões interna: “Digo isso porque cada um de vos afirma: Eu sou de Paulo, eu sou de Cefas (Pedro) ou eu sou de Cristo. Será que Cristo está dividido. Acaso, Paulo é que foi crucificado por vós?”

Mt 4,12-23 – Jesus, sabendo da morte de João Batista, deslocou-se para a Galileia, procurando evitar novos conflitos. Iniciou sua proclamação anunciando a urgência no processo de conversão: “Convertei-vos porque o Reino dos céus (de Deus) está próximo!” Jesus precisava anunciar a urgência do Reino e escolher seus auxiliares (discípulos).

3.REFLEXÃO
A libertação política de uma certa Região da Galileia passou a preanunciar a verdadeira libertação pela futura passagem de Jesus. Ele é a verdadeira libertação dos povos; não são as armas ou as lutas políticas! No Brasil trocamos políticos no poder e a esperança do povo continua frustrada! A libertação que Jesus trouxe e continua trazendo é a libertação do pecado e da miséria moral. Esta verdade custa entrar na cabeça dos mortais de todos os tempos. E custa entrar na nossa própria cabeça! O político e o econômico são partes integrantes da libertação humana, mas abandonar o pecado é essencial!
A Comunidade de Corinto passa pelas dificuldades conhecidas em nossas próprias comunidades! Trocam os nomes, mas o “pecado” é o mesmo! Temos nossas escolhas e preferências: É um determinado Movimento pastoral, um determinado “padre ungido”, uma certa devoção ou espiritualidade ou determinada devoção (comungar de joelhos, na boca…). Sinceramente, qual é mesmo o lugar que Jesus ocupa nesta confusão toda? Nós “adoramos” movimentos e organizações, mas não adoramos Jesus Cristo! Por mais ungido que fosse o Apóstolo Paulo, ele nunca ocupou o lugar de Cristo. Ele anunciou Jesus Cristo e Jesus Cristo crucificado!
Jesus Cristo tinha uma missão, recebida do Pai. Ele não a negociou com autoridades e nem fugiu dela!… Até a chegada de sua “Hora” Ele procedeu com prudência, integridade e firmeza! Mandou dizer para Herodes: “Ide dizer a essa raposa: Eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. Entretanto preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta mora fora de Jerusalém!”

“Jesus Cristo e Senhor para a glória do Pai!”
Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …