Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – Apresentação do Senhor 02.02.2020

Liturgia – Apresentação do Senhor 02.02.2020

JESUS É SOCORRO PARA AQUELES QUE SOFREM!

1.ACOLHIDA
Neste domingo celebramos a entrega de Jesus ao Pai para o cumprimento do Plano da Salvação. Ele não é propriedade de Maria e José! Ele o enviado do Pai para a salvação da humanidade. É o sacrifício divino para nossa salvação!
Cada um de nós – que celebramos a Eucaristia dominical – devemos recordar-nos que pertencemos ao Senhor e somos parceiros de Jesus no mistério da salvação! Jesus não foi “resgatado” pelos pais, pois, eram pobres e não ofereceram o sacrifício do resgate! Jesus foi apresentado ao Pai, o verdadeiro “dono” de Jesus! Por isso, na cruz e na hora de sua morte Ele exclamou: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!”

2.PALAVRA DE DEUS
Ml 3,1-4 – O culto celebrado no tempo não era agradável a Deus. Era um culto hipócrita e desacompanhado da prática da justiça! – “Eis que eu envio o meu anjo, e ele haverá de preparar um caminho para mim…”
Hb 2,14-18 – Jesus se fez carne e carne semelhante à carne humana (evidente, sem a marca do pecado!), por isso Ele se tornou um verdadeira sacerdote a fim de salvar a todos aqueles que nEle acreditam! “Ele devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos para se tornar um verdadeiro e sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança!…”
Lc 22,22-40 – A Lei ordenava que todo o primogênito devia ser consagrado ao Senhor! Foi o que Maria e José fizeram ao “apresentar” o Menino a Deus Pai! Simeão e Ana, dois temente a Deus, tomaram o Menino em seus braços e profetizaram a respeito de seu destino futuro!

3.REFLEXÃO
O culto a Deus, sempre, deve ser perfeito, acompanhado de obras de justiça e de misericórdia. E o culto do Templo de Jerusalém estava viciado de egoísmo e de interesses materiais; por isso, Deus não o aceitava! O profeta Malaquias, então, afirmou: Eis que eu envio o meu anjo e ele haverá de preparar o caminho para mim (…) ele purificará os filhos de Levi (…). Será então agradável a oblação de Judá como nos primeiros tempos e nos anos antigos!” O anjo do Senhor é o Messias que purificará o Templo e seus habitantes; então, eles poderão oferecer os sacrifícios agradáveis ao Senhor!
Na Carta aos Hebreus, Paulo afirma que o Messias será em tudo semelhantes a seus irmãos (exceto no pecado) e, então, será o verdadeiro sacerdote que apaga os nossos pecados! O Messias não se encarnou para ocupar-se dos anjos, mas para garantir a salvação de sus irmãos! Diz São Paulo: “Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação” Este é o amor de nosso Deus e por este amor é que Ele nos salva!
Maria e José levaram ao Templo o Menino para ser consagrado a Deus. Eram pobres pagaram a “taxa batismal” – um par de rolas! Mas não pagaram o resgate do primogênito, por isso, o Menino ficou pertencendo a Deus! Pais pobres! Nem conseguiram resgatar o próprio filho! Esta é a vida que o Filho de Deus carregou ao tornar-se semelhante aos pobres deste mundo! E Simeão e Ana, por sua vez, exultam por verem o Messias, mas não deixam de recordar a Maria que uma espada de sofrimento haverá de transpassar o seu coração!

Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram a Nazaré sua cidade!
FREI CARLOS ZAGONEL

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …