Página Inicial / Animação Litúrgica / 7º Domingo do Tempo Comum(23.02)

7º Domingo do Tempo Comum(23.02)

23 de fevereiro de 2020
SÉTIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO A
Cor Litúrgica: Verde
A.: Irmãos amados, nós realizamos a nossa vocação de sermos imagem e semelhança de Deus quando amamos a todos com o amor gratuito e generoso, sem procurar qualquer compensação. Com alegria, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – Hinário do Ano Litúrgico, anexo Ano A, p. 13 – 7º domingo
R.: CONFIEI EM TEU AMOR, TU ME SALVAS E EU ME ALEGRO; AO SENHOR EU CANTAREI PELO BEM QUE ME TEM FEITO! / 1. Ponho em Deus minha esperança, que eu não seja envergonhado. Já que és justo, me defende: sei que vou ser libertado. Vem ouvir minha voz, eu estou angustiado. / 2. Sê pra mim uma rocha firme, Sê pra mim seguro abrigo, Sê pra mim a fortaleza. Me orienta e eu vou contigo, eu te entrego o meu espírito desde agora, eu te bendigo. / 3. Confiando em tua face, quem é justo segue adiante. Recebido em tua tenda, proteção terá constante. Sê bendito, meu Senhor, Sê bendito em todo instante. / 4. Eu dizia na afiliação: “Deus não quer saber de mim”. Vejo agora que me ouviu, quando eu reclamei assim. Santos todos, amem, louvem o Senhor, até o fim!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. P.: Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do vosso Espírito, tende piedade de nós. TODOS. CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Meus irmãos, a santidade à qual Deus nos chama se realiza na prática do perdão, na ajuda mútua, na oração pelos inimigos e na convivência fraterna. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Lv 19,1-2.17-18) – Leitura do Livro do Levítico.
1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: ‘Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado do pecado por causa dele. 18Não procures vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor!’” Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 102/103) R.: BENDIZE Ó MINH’ALMA, AO SENHOR, POIS ELE É BONDOSO E COMPASSIVO! / 1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! / 2. Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão. / 3. O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. / 4. Quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.
8. 2ª LEITURA (1 Cor 3, 16-23) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: 16Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? 17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois, o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário. 18Ninguém se iluda: se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”. 21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro; tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. / É perfeito o amor de Deus em quem guarda sua Palavra.
10. EVANGELHO – Mt 5, 38-48) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho, dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está no céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!” Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, quem segue a Cristo deve viver a caridade fraterna e o amor aos inimigos. Peçamos a Deus que nos ajude a superar o egoísmo e a indiferença, dizendo: Ouvi, Senhor, a nossa súplica!
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA SÚPLICA!
1) Senhor, Vós que sois nosso Deus adorado e amado, olhai com bondade para a nossa Arquidiocese, a fim de que, guiados pelo Vosso amor, conduzam a nossa Arquidiocese com sabedoria, humildade e caridade, nós Vos rogamos.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA SÚPLICA!
2) Senhor, Vós que sois a Fonte da paz, iluminai os governantes do mundo inteiro na resolução de seus conflitos de forma pacífica, num encontro sereno, sem recorrer às falsas soluções da violência, nós Vos rogamos.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA SÚPLICA!
3) Senhor, ensinai-nos a corrigir fraternalmente o nosso próximo, para que, ganhando os nossos irmãos por meio da caridade, possamos aproximá-los de Vós, nós Vos rogamos.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA SÚPLICA!
4) Senhor, Vós que recomendastes que rezássemos por todos aqueles que nos perseguem, nós Vos suplicamos por aqueles que nos fazem o mal e Vos suplicamos a conversão dos pecadores, nós Vos rogamos.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA SÚPLICA!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor, nosso Deus, que nos concedeis muito mais do que ousamos pedir e esperar, dai-nos um coração confiante e atento às surpresas do Vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – Hinário do Ano Litúrgico, anexo Ano A, p. 14– 7º domingo
R.: A VÓS, SENHOR, APRESENTAMOS ESTES DONS: O PÃO E O VINHO, ALELUIA! 1. Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? / 2. Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor. / 3. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. / 4. Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ao celebrar com reverência vossos mistérios, nós vos suplicamos, ó Deus, que os dons oferecidos em vossa honra sejam úteis à nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VII: A salvação pela obediência de Cristo – MR (p. 434)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – HINÁRIO do Ano Litúrgico, anexo Ano A, p. 12 – 7º domingo
R.: SE AMAM SOMENTE QUEM AMA VOCÊS, SE SÓ QUEREM O BEM AOS QUE BEM LHES QUEREM, ME DIGAM VOCÊS, PERGUNTA O SENHOR, QUE PRÊMIO TERÃO SE ASSIM SÓ FIZEREM? / 1. Ó meus filhos, escutem o que eu digo pra aprender o temor do Senhor. Qual o homem que ama sua vida e a seus dias quer dar mais valor? / 2. Tua língua preserva do mal e não deixes tua boca mentir. Ama o bem e detesta a maldade. Vem a paz procurar e seguir! / 3. Sobre o justo o Senhor olha sempre, seu ouvido se põe a escutar. Que teus olhos se afastem dos maus, pois ninguém deles vai se lembrar. / 4. Deus ouviu quando os justos chamaram e livrou-os de sua aflição. Está perto de quem se arrepende, ao pequeno Ele dá salvação. / 5. Para o justo há momentos amargos, mas vem Deus pra lhe dar proteção. Ele guarda com amor os seus ossos, nenhum deles terá perdição. / 6. A malícia do ímpio o liquida, quem persegue o inocente é arrasado. O Senhor a seus servos liberta, quem o abraça não é castigado.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus todo-poderoso, concedei-nos alcançar a salvação eterna, cujo penhor recebemos neste sacramento. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL

Meditando a Palavra de Deus
O centro da liturgia de hoje gira em torno da perfeição que recorda a criatura humana feita à imagem e semelhança de Deus. O Evangelho estabelece para a sociedade da época a perfeição do amor. O próprio Deus é esse amor e Ele não deixa de olhar com misericórdia para todo aquele que peca. Esse ensinamento mostra que o amor é muito mais forte que a vingança contra quem fez o mal. Nutrir o rancor, o ódio, a raiva é ir contra Deus que sempre veio ao encontro da humanidade com o coração misericordioso. A Lei do amor é a justiça que o Senhor quer que seja cumprida. Amar os inimigos e rezar pelos que nos perseguem torna-nos filhos de Deus Pai que está nos céus. O Pai nos ama tanto que não nos trata como merecíamos pelas nossas atitudes mesquinhas e hipócritas. Seu amor sempre nos aproxima e por isso somos chamados e exortados pelo Senhor Jesus a ser perfeitos como o Pai Celeste é perfeito. É um amor incondicional que transforma a nossa sociedade e faz a justiça acontecer em nosso meio. Amor que nos faz entender o coração daquele que se encontra nas trevas e nos impulsiona para o perdão, tão necessário em nossos dias. Na primeira leitura deste domingo, estamos no coração do Levítico e do chamado código da santidade. A intenção é demonstrar de que forma as pessoas podem se relacionar com Deus que libertou seu povo da escravidão do Egito. Como ser santo à semelhança da santidade de Deus. A santidade consiste no comportamento responsável e adulto em relação ao próximo, que inicia por libertar o coração do ódio e se traduz em corresponsabilidade no bem, a fim de evitar e afastar o mal e culminar no amor gratuito e desinteressado. Deus libertou o povo do ódio do Faraó, educou-o no deserto e mostrou-lhe amor, conduzindo-o à liberdade e à vida. Na Carta de Paulo aos Coríntios, a comunidade é tida como lugar onde se encontra Deus e se presta culto a Ele. Os conflitos comunitários são superados pelo discernimento das funções de suas lideranças. Elas pertencem à comunidade e estão a serviço delas, a fim de que descubra e proclame quem é seu verdadeiro dono: Cristo que pertence a Deus. Os líderes não são donos da comunidade, almejar isso significa destruir o templo de Deus. Jesus havia anunciado a destruição do Templo de Jerusalém porque aí se instalara uma religião e um modo de entender a sociedade contrastante com o projeto de Deus. A liturgia de hoje nos leva a compreender como estamos longe da compreensão do que seja a verdadeira santidade. Admiramos os testemunhos heroicos daqueles que foram elevados à glória dos altares, mas ainda não conseguimos chegar a compreender que a santidade é também uma realidade comunitária, na qual a ajuda mútua nos leva a sermos mais humanos e fraternos, mais justos e pacíficos, ou seja, mais santos. Vivamos, cada vez mais, a santidade em nossas comunidades.

LEITURAS DA SEMANA 2ª feira- Tg 3, 13-18; Sl 18 (19B); Mc 9, 14-29
3ª feira- Tg 4, 1-10; Sl 54 (55); Mc 9, 30-37
4ª feira- Cinzas – Jl 2,12-18; Sl 50(51); 2 Cor 5,20–6,2; Mt 6,1-6.16-18
5ª feira- Dt 30,15-20; Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R/. cf. Sl 39,5a); Lc 9,22-25
6ª feira- Is 58,1-9a; Sl 50(51); Mt 9,14-15
Sábado- Is 58,9b-14; Sl 85(86); Lc 5,27-32
Terceira Semana do Saltério
Sétimo Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …