Página Inicial / Notícias / Homilia Santa Missa Segunda Feira 34º Vinde e Vede/2020

Homilia Santa Missa Segunda Feira 34º Vinde e Vede/2020

MEGA-CENÁCULO DO MOVIMENTO SACERDOTAL MARIANO
Cuiabá, 24 de fevereiro de 2020.

HOMILIA – VINDE-&-VEDE-2020 – CENÁCULO

Hoje, aqui no Memorial Papa João Paulo II, estamos realizando este Mega-Cenáculo, pela décima vez sem a presença física do Saudoso Pe. Stefano Gobbi, animador do Movimento Sacerdotal Mariano e do Movimento Mariano. Hoje temos entre nós o Revmo. Sr. Pe. JOSÉ FRANCISCO – representando a Coordenação do Movimento Sacerdotal Mariano no Brasil: BEM-VINDO… neste ano-2020! ESTAMOS MUITO FELIZES COM A SUA PRESENÇA, E, JÁ AGRADECEMOS O INCENTIVO E DINAMISMO QUE ESTÁ COLOCANDO NO MOVIMENTO SACERDOTAL MARIANO NESTE 34º. VINDE & VEDE-2020. Como dizia o Pe. GOBBI: “NOSSA SENHORA É A COORDENADORA DO MOVIMENTO…”
Convido Você a focar a sua atenção no slogan “ideia-força” deste 34º. VINDE & VEDE-2020: “MARIA LEVANTOU-SE E PARTIU APRESSADAMENTE!”
Dois verbos: LEVANTAR-SE e PARTIR!
Porém, o advérbio “APRESSADAMENTE”… percebeu? Se refere aos dois verbos? “Levantar-se… apressadamente…”, e, “partir… apressadamente!”
São Lucas relata no seu Evangelho que Maria visita sua Prima Isabel que estava grávida de João Batista – primo de Jesus! – e, para isso foi às montanhas onde morava Isabel: caminho nada fácil; caminho cansativo, caminho extenuante… mas, foi… APRESSADAMENTE! Significa o quê? Significa disposição interior de ajudar, de ser útil; disposição de estar ao lado de Isabel para servi-la… Sabe quanto tempo Maria ficou com Isabel? Lucas relata: “Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.” (Lc 1, 39.56)
A santidade consiste na constância cotidiana dos nossos compromissos da oração-diálogo-com-Deus; a santidade consiste na pureza; a santidade passa pelo caminho do sofrimento… Este é o sentido pelo qual o Papa João Paulo II presenteou os jovens com uma CRUZ para que não tirem os olhos de Jesus! Nós temos aqui diante de nós uma réplica desta Cruz…
Olhando para Maria como na visita a Isabel, hoje precisamos viver uma ESPIRITUALIDADE DE RESISTÊNCIA ancorada na confiança em Deus, em vista da solidariedade; precisamos de uma ESPIRITUALIDADE ASSIM: “… LEVANTAR-SE E PARTIR APRESSADAMENTE!” – Isto significa dizer: NÃO PODEMOS NOS ACOMODAR NO SERVIR O PRÓXIMO!
“LEVANTAR-SE E PARTIR APRESSADAMENTE!” é antes uma atitude interior do amor de discípulo, de apóstolo, de missionário-hoje!
ESPIRITUALIDADE DE RESISTÊNCIA É DIZER COM OS FATOS: “Quero ter os pés no chão,/ o coração em Deus,/ meus braços e mãos abertos/ a serviço dos irmãos e irmãs/ que de mim mais necessitam!”
“MARIA, “Quero me colocar/ em Tua escola,/ e QUERO ser “Eucaristia”/ para quem de mim se aproximar;/ quero sentir cada pessoa/ como um que faz parte de mim.” AMÉM!

+Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá – 24/fevereiro/2020

Você pode Gostar de:

Vamos Celebrar a Sagrada Família on line (Paróquia Sagrada Família)

A Paróquia Sagrada Família convida a todos nossos queridos irmãos e irmãs para a sua …