Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 1º Domingo da Quaresma (01.03)

Liturgia 1º Domingo da Quaresma (01.03)

“O pecado entrou no mundo por um só homem!Através do pecado entrou a morte!”
1.ACOLHIDA
O “Ano Litúrgico” introduz a Igreja no Tempo da Quaresma – Tempo de Penitência e possibilidade de volta para uma vida mais decente e cheia de esperança! Seria suficiente seguir o “Ano Litúrgico”, que a Igreja em sua sabedoria organizou. Para termos um caminho seguro de Espiritualidade. Não precisaríamos de “Movimentos e nem de “Espiritualidades”! A Palavra de Deus nos revela o rosto de Jesus, nosso Salvador! Contemplemos o Rosto de nosso Salvador para sermos salvos!
Os “Movimentos religiosos” – (Cursilho, Lareira, Carismáticos, etc.) são oportunos, mas nada se compara com a descoberta da Palavra de Deus que a Igreja nos oferece no Tempo da Quaresma! Sigamos a Palavra de Deus, oferecida pela Igreja na Liturgia. Ela é, com certeza, o caminho mais seguro para nossa salvação. A Palavra de Deus na Liturgia é, com certeza, o caminho mais seguro para nossa salvação. Caminho bem mais seguro que nossas devoções particulares. Celebremos a Quaresma deste ano da graça e façamos a experiência de seguir, diariamente, as orientações da Palavra de Deus!

2.Palavra de Deus
Gn 2,7-9; 3,1-7 – O Livro do Gênesis não é um livro histórico, mas é a Palavra de Deus que descreve, magistralmente, a existência do pecado e de suas consequências desastrosas para a vida humana: “Perdemos toda a beleza da graça divina e herdamos a desgraça, o sofrimento e a morte! Mas Deus, rico em misericórdia, prometeu-nos a salvação, o Messias!
Rm 5,12-19 – A morte e o sofrimento não são criaturas de Deus; são consequências de nossos pecados! Mas Deus prometeu-nos a salvação e a vida mediante a Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
As consequências do pecado estão descritas, magistralmente, na narrativa do Gênesis: A vergonha do próprio corpo, o medo de Deus, a violência e a morte!
Mt 4,1-11 – Nosso Deus, feito homem, submeteu-se à tentação diabólica no deserto para nos ensinar como se vence o mal mediante a Palavra de Deus. A prática de Jesus é a indicação perfeita para o caminho da salvação! Quem nos salva não são as doutrinas, as filosofias ou as técnicas deste mundo, mas a Palavra de Deus, expressão real do amor de nosso Deus. Ele é nosso Salvador!

3.Reflexão
O texto bíblico do Gênesis não é um livro históricos, mas é um revelador extraordinário da “História do Pecado”. Não é obra de um bom artista e nem de um célebre escritor! É a “Palavra de Deus” que revela a desgraça do pecado de maneira poética, realista e trágica, ao mesmo tempo! Diz o Livro da Sabedoria que Deus não fez a morte e nem o sofrimento; mas foi o pecado de nossos pais (e hoje, os nossos), que causaram todo esse sofrimento. Deus não é autor do pecado e nem do sofrimento! Pelo contrário, assumiu todo o sofrimento para nos salvar: “Nós fomos salvos por suas chagas!….” (1Pd 2,24). A dor e o sofrimento suportados pelo Senhor Jesus Cristo são a prova maior de seu amor pela criatura humana.
E o mundo afirma que o pecado não existe, que é invenção da Igreja…. É cegueira demais! Somos consumidos pelo câncer e negamos estar doentes! Se, ao menos, o sofrimento nos fizesse pensar! O pecado anestesia nossa consciência para não descobrirmos o caminho da salvação! Quaresma é tempo de reflexão! Aproveitemos este tempo oportuno, oferecido por esta Quaresma e procuremos descobrir o sentido real de nossa vida e o caminho da salvação que nosso Deus nos oferece!
A 2ª Leitura fala que o pecado entrou no mundo por um homem!… e nós pensamos em Adão e Eva! Certamente existe o fato do pecado das Origens! Mas os nossos pecados atuais que atualizam a revolta de nossos pais!! Mas, irmãos e irmãs, pensemos com o coração de Jesus, nosso Salvador. O pecado é uma desgraça fatal, mas o amor de nosso Deus é real, infinito e irrecusável!

“Então os olhos dos dois se abriram, e vendo que estavam nus teceram tangas com filhas de figueira…”

Frei Carlos Zagonel.

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …