Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 5º Domingo da Quaresma 29 03.2020

Liturgia – 5º Domingo da Quaresma 29 03.2020

“Senhor, aquele que amas, está doente!”
1.Acolhida
Estamos nos aproximando da celebração da Páscoa e para os cristãos primitivos era as festas da celebração do Batismo e da Eucaristia que estavam próximas. A Liturgia quaresmal é uma contínua Catequese batismal.
Recordemos o nosso Batismo e, quem sabe, procuremos renovar nossos compromissos da caminhada espiritual!
O Evangelho de hoje recorda a ressurreição de Lázaro; Para Deus, nada é impossível; basta crer no poder de Jesus. Ele tem poder de renovar nossa vida, mesmo, marcada pelo pecado. Celebremos as festas pascais pedindo que o Espírito, que ressuscitou Jesus da morte, renove nossa vida cristã com uma verdadeira ressurreição espiritual. Sejamos cristãos renovados pelo poder de Jesus!

2.Palavra de Deus
Ez 37,12-14 – O texto de Ezequiel recorda para o Povo de Israel que Deus vai tirá-lo da sepultura do exílio e da dominação de seus inimigos. Deus vai “ressuscitar” o povo escravo para uma vida de liberdade!
Rm 8,8-11 – “Se o Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, vivificará também os vossos corpos mortais por meio do Espírito que mora em vós”.
Jo 11,1-45 – Jesus vai visitar seu amigo Lázaro, sabendo que já está morto e sepultado há quatro dias (estava já apodrecendo!) Mas Ele disse a Marta, irmã de Lázaro: Não te disse que, se creres, tu verás a glória de Deus?” Jesus deu um forte grito, dizendo: “Lázaro, vem para fora!’ Lázaro saiu vivo da sepultura! (…) e Jesus ordenou: Desatai-o e deixai-o caminhar!”

3. Reflexão
Lázaro ressuscitou reassumindo sua vida normal. Serviu a Jesus como missionário nas Gálias (França) e, parece, terminou morrendo de novo como mártir! Jesus é senhor da vida e da morte e sua ressurreição servia de sinal confirmador da missão de Jesus!
Se, de fato, cremos em Jesus nossa vida pode ser transformada em vida de santidade, pois, podemos sair de nossos defeitos e pecados para uma vida de ressuscitados! É uma ressureição moral que podemos pedir a Jesus nesta sua Páscoa da ressurreição! ´É suficiente pedir com fé, pois, Jesus tem poder para tanto! Não é nada bom ficar na sepultura de nossos pecados; é consolador saber que podemos pedir nossa ressurreição moral antecipando nossa ressurreição final para a vida eterna!
Mas recordemos o que o Apóstolo Paulo nos diz: Se o Espírito que ressuscitou Jesus mora em vós… vós, também, ressuscitareis! O Espírito Santo mora em nós desde o dia do Batismo… Não o expulsemos de nosso coração como nosso pecado. É um amigo que trazemos em nosso coração, é causa de nossa alegria e garantia de nossa ressurreição
Que o Espírito que ressuscitou Jesus esteja em nosso coração e seja causa de nossa alegria e certeza de nossa ressurreição final para a vida eterna na Casa do Pai.

“Eu sou a ressurreição, Eu sou a vida.Quem crê em mim, não morrerá eternamente!”
Frei Carlos Zagonel.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …