Página Inicial / Notícias / Congresso Eucarístico Nacional foi transferido para 2021

Congresso Eucarístico Nacional foi transferido para 2021

“A ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ COMUNICA QUE O CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL FOI TRANSFERIDO PARA 2021…”

O arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido, anunciou nesta segunda-feira, 30 de março, o adiamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (XVIII CEN) para 2021. Por conta da pandemia do novo coronavírus e das incertezas em decorrência deste momento, foi definida a nova data para o período de 12 a 15 de novembro do próximo ano, também na arquidiocese pernambucana.
“Feita a devida consulta aos bispos do Regional Nordeste 2 e à Presidência da CNBB recebi, através de telefonema do Secretário Geral da CNBB – Dom Joel Portella Amado, a confirmação de que toda a presidência está de acordo com o adiamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser sediado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, para o período de 12 a 15 de novembro de 2021, em comunhão com os 21 bispos do Regional que também se manifestaram favoráveis, devido à pandemia da Covid-19 presente em todo o mundo”, anunciou dom Saburido.
A Presidência da CNBB manifestou, por unanimidade, a concordância quanto ao adiamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional para 2021. Em comunicado, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da entidade, dom Joel Portella Amado, elogiou a decisão: “Trata-se de atitude de profundo bom senso diante de um quadro imprevisível, não apenas quanto ao tempo de duração da pandemia causada pelo coronavírus quanto em relação às sequelas econômicas que poderão advir”.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Geral
SE/Sul Quadra 801 Conj. B / CEP 70200-014 – Brasília – DF – Brasil Fone:(61) 2103 8300
e-mail: secpresidencia@cnbb.org.br
Site: cnbb.org.br

SG Nº0247/20
Brasília, 30 de março de 2020
Exmo. Sr.
D. Fernando Saburido,
Arcebispo de Olinda e Recife

Ref: ADIAMENTO DO XVIII CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL
Excelência Revma,
De acordo com sua solicitação, a Presidência da CNBB, por unanimidade, manifesta sua concordância quanto ao adiamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional para o ano de 2021.
Trata-se de atitude de profundo bom senso diante de um quadro imprevisível, não apenas quanto ao tempo de duração da pandemia causada pelo coronavírus quanto em relação às sequelas econômicas que poderão advir.
Em sintonia, portanto, com V. Excia e com os demais irmãos bispos do Regional Nordeste II consultados e que se manifestaram positivamente quanto ao adiamento, esta Presidência também assim se posiciona.
Receba, pois, caro D. Fernando, o apreço e a solidariedade da Presidência da CNBB, bem como o desejo e as orações para que todas as tratativas que deverão ser feitas para o adiamento ocorram na almejada paz.
Em Cristo Jesus,
D. Joel Portella Amado
Bispo auxiliar de S. Sebastião do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB