Página Inicial / Notícias / Conheça as Matracas !!!

Conheça as Matracas !!!

Estamos vivendo a Semana Santa,conhecida como Semana Maior, iniciada neste final de semana, com a celebração do Domingo de Ramos. E como Igreja Doméstica, em nossas casas, reunidos em família para vivenciarmos a Paixão,Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo,nosso Salvador.

Vamos apresentar um resgaste histórico ” Você conhece as Matracas?”

Durante a Semana Santa os sinos se calam e outro som geralmente é ouvido, um som oco, estridente que convida a penitência: o som da matraca, um instrumento musical constituído geralmente de madeira,rotacionada pelas mãos.
A matraca é um instrumento muito antigo, utilizado geralmente nas pequenas cidades de interior onde o sino da torre da Igrejinha, com seu badalar das horas dita o ritmo tranquilo do povo simples. Com a chegada do tempo de conversão, e principalmente da Semana Santa, os sinos se calam, dando lugar ao som das matracas.

De fato, com o término da Celebração da Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa, cessam os sons festivos, os sinos emudecem e a Igreja acompanha apreensiva e atenta cada passo do Filho de Deus em direção a cruz. O som oco da matraca substitui a festividade dos sinos. Na Sexta-Feira da Paixão com o Cristo, esperança da humanidade pendendo no madeiro do calvário, a matraca chora a morte do Filho enviado e ecoa um triste lamento de angústia.
O Sábado Santo é o dia do vazio, onde o silêncio deveria falar mais alto. Não há mais esperança, pois a esperança do mundo jaz num sepulcro escavado na rocha. Aqui a matraca nos lembra a dor do vazio, do nada, da perda e da desolação.
Com o cair da tarde e o pôr do sol a matraca, esse instrumento de som forte e oco, pode enfim descansar de seu pranto, certa de ter cumprido sua missão, para ceder lugar aos sinos que cantam alegres e jubilosos, rompendo todos os silêncios para aclamar que o Filho de Deus, nossa esperança não está mais no sepulcro, mas ressuscitou!

Durante  o tempo da Quaresmal, o paroquiano da Paróquia Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho Lauro Mendes, construiu cerca de 20 Matracas para presentear algumas Paróquias da Arquidiocese de Cuiabá e o Seminário Cristo Rei.

Deus abençoe todo esse trabalho!!

E continuemos a acompanhar de casa,como Igreja Doméstica, as Santas Missas transmitidas pelo site da Arquidiocese de Cuiabá,Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá e facebooks da Rádio e da Arquidiocese.

A todos uma Santa Semana abençoada!!!!!

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …