Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – Ceia do Senhor 09.04.2020

Liturgia – Ceia do Senhor 09.04.2020

“Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que eu fiz!”

1.Acolhida
Acompanhemos Jesus na celebração de sua Páscoa e descubramos seus sentimentos, vividos nesta celebração. Ele afirma: “Desejei ardentemente celebrar esta Páscoa com vocês antes de padecer!” Jesus sabia que sua hora havia chegado, mas para Ele era a oferta de sua vida para nossa salvação. De fato, os textos litúrgicos não acentuam o sofrimento de Jesus, mas sua oferta para nossa redenção.
Jesus deseja entregar a própria vida para nossa salvação. É o amor que move Jesus e não o seu sofrimento! A Eucaristia que Ele nos deixou é a prova de seu amor infinito e a Eucaristia é para nós, alimento, remédio e prova de seu infinito amor por nós: Tendo amado os seus que estavam neste mundo, amou-os até o fim, até a última hora e possibilidade de seu amor divino!
A Eucaristia é, também, sublime lição e testamento: “Se Eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa, que Eu vos fiz!”

2.Palavra de Deus
Ex 12,1-14 – A Páscoa de Jesus será o memorial (memória) da libertação de Israel: ESTA SERÁ UMA FESTA MEMORÁVEL A SER CELEBRADA POR TODAS AS GERAÇÕES, COMO INSTITUIÇÃO PERPÉTUA!” Se a recordação da festa antiga era tão importante como não deveria ser a festa da entrega real de Jesus por nós?
1Co 11,23-26 – O Apóstolo Paulo deixou-nos o memorial da Instituição da Eucaristia. Texto memorável e fundamental de nossa devoção e adoração do Corpo e Sangue de Jesus pressente em nosso meio!
Jo 13,1-15 – O lava-pés é a “Catequese testamento” de Jesus: “Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que Eu vos fiz!”. Não é apenas um rito litúrgico recomendável na 5ª Feira Santa! É o Testamento de Jesus, tão importante quanto a manducação de seu Corpo e Sangue!

3.Reflexão
Penso que devemos ressaltar dois aspetos na homilia de hoje: “A presença real de Jesus Cristo na Eucaristia e a prática da humildade e do serviço implícitos na Instituição da Eucaristia. É profundamente lamentável que existam, inclusive, sacerdotes que não acreditam na presença real de Cristo na Eucaristia?! E a falta de respeito na celebração e conservação da Eucaristia em muitas Comunidades cristãs! Sem comentários!
É, igualmente, doloroso verificar as discussões referentes à modalidade da recepção da Eucaristia da parte dos fiéis! Como é doloroso fazer da Eucaristia – Mistério de Amor e de União – motivo de discussões! O Pai procura adoradores em espírito e verdade! Será que precisamos de uma motivação maior para receber a Eucaristia com fé, respeito e adoração? Nossas discussões provam que Jesus não está no centro de nossa vida pastoral! Nossas discussões nascem de nosso orgulho e, certamente, não são agradável a Jesus!
A Eucaristia é alimento, remédio e garantia de salvação eterna, mas precisamos adorá-la e vive-la, também, como forma de serviço. Jesus, ao instituí-la, antes, lavou os pés de seus discípulos e disse: Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que Eu vos fiz! Que sentido tem hoje, para nós o testamento e o exemplo de Jesus?

Frei Carlos Zagonel.

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …