Página Inicial / Galeria de Fotos / Fotos da Santa Missa Crismal na Arquidiocese de Cuiabá (09 de abril)

Fotos da Santa Missa Crismal na Arquidiocese de Cuiabá (09 de abril)

A Missa Crismal na Arquidiocese de Cuiabá foi realizada na quinta feira dia 09 de abril/2020 às 09h00 na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá sob a presidência de Dom Milton Santos,sdb, Arcebispo Metropolitano de Cuiabá e concelebrada somente pelos Párocos da Arquidiocese de Cuiabá (Este ano não participaram todos os sacerdotes). Neste ano em particular sem a presença dos fieis, que acompanharam a transmissão da Santa Missa pelos meios de comunicação,em casa na Igreja Doméstica, devido a Pandemia.

A Missa Crismal é habitualmente celebrada na quinta feira Santa (pela manhã), onde o Arcebispo concelebra com seu presbitério e dentro da qual consagra o santo crisma e os outros óleos, é como que a manifestação da comunhão dos presbíteros com seu Arcebispo.

Com o santo óleo do crisma consagrado pelo Arcebispo, são ungidos os recém-batizados e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos Bispos, bem como a Igreja e os santos altares na sua dedicação. Com o óleo dos catecúmenos, estes preparam-se e dispõem para o Batismo. Por fim, com óleo dos enfermos, estes recebem o alívio na doença.

Nesta celebração vemos de forma clara a unidade do sacerdócio e do sacrifício de Cristo continuado na Igreja.

Neste dia também todos os presbíteros renovam publicamente as suas promessas sacerdotais.

Confira em nossa galeria algumas fotos deste dia, clique aqui.

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …