Página Inicial / Notícias / 91 anos de Dom Bonifácio, Arcebispo Emérito de Cuiabá

91 anos de Dom Bonifácio, Arcebispo Emérito de Cuiabá

Com muita alegria a Arquidiocese de Cuiabá, parabeniza Dom Bonifácio Piccinini, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Cuiabá, que neste dia 13 de maio de 2020, está celebrando 91 anos natalício.

Nesta manhã de quarta feira,Dom Bonifácio,presidiu a Santa Missa às 07h00 no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho,localizada no centro de Cuiabá.

Rogamos a Nossa Senhora do Bom Despacho que continue sempre intercedendo a Deus pela vida de nosso querido pastor.

O Site da Arquidiocese de Cuiabá deseja muitas felicidades e muitos anos de vida. Deus o abençoe!!!

Conheça um pouco da vida de Dom Bonifácio:

Dom Bonifácio  nasceu em Luiz Alves (SC), no dia 13 de Maio de 1929. Filho de José Piccinini e Maria Stolf Piccinini. Começou seu estudo teológico em S. Paulo (Instituto Teológico Pio XI), indo terminá-lo em Turim( Itália), onde se ordenou sacerdote, em 1960. Dois anos depois, em Roma, doutorou-se em Filosofia.

Em 31 de Agosto de 1975, em Lavrinhas- SP,  foi sagrado Bispo coadjutor de Cuiabá, com direito à sucessão.  No dia 5 de Outubro de 1976, exatamente seis  meses após a sua ordenação, foi nomeado e empossado nesta  Arquidiocese como administrador apostólico com “Sede plena”. Isto é, com total responsabilidade administrativa, pastoral e religiosa sobre a Arquidiocese.

Com o falecimento do saudoso Dom Orlando chaves (1981), assume, em caráter definitivo, o governo da Arquidiocese. Em 13 de Maio de 2004, quando completou 75 anos, conforme estabelece o direito canônico, apresentou sua carta de renúncia ao Papa, tornando-se Arcebispo emérito.

Dom Bonifácio, consagrado para ser pregoeiro da fé, veio para este Estado colosso, levando a todos o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, com entusiasmo santo e vibrante do ardente apostolado.  Só nesta Arquidiocese, foram 44 anos de missão apostólica! E, mesmo dentro da sua emeritude episcopal, ainda continua, com vigor, seu apostolado atendendo as Paróquias de Cuiabá e Várzea Grande.

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …