Página Inicial / Animação Litúrgica / 17º Domingo do Tempo Comum(26.07)

17º Domingo do Tempo Comum(26.07)

Celebração Dominical da Palavra de Deus

17º Domingo do Tempo Comum

– cor verde –

26/07/2020

  1. Saudação

Presidente – Irmãos e irmãs, sejam todos benvindos! É com alegria que nos reunimos para celebrar o mistério de nossa fé e nossa vida de comunidade. Nesta liturgia o Senhor nos fala dos segredos do Reino dos Céus e nos convida a viver o Evangelho acima de tudo. Como Povo de Deus reunido, buscando construir nossas vidas conforme os valores propostos por Jesus, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai… Presidente – O Deus da vida que nos enche de alegria e paz, por meio do Espírito Santo esteja convosco. Bendito seja Deus…

Animador (a) – Buscar a sabedoria Divina para vivermos a preciosidade do Reino é um dom que devemos aprimorar e fazer brilhar em meio à sociedade. Estamos encerrando em nossa Diocese o mês dedicado a uma maior conscientização sobre a importância do dízimo na vida do cristão. Vamos trazer presente os fatos que marcaram a semana que passou

  1. Deus nos perdoa Presidente – Reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai, peçamos perdão pelas vezes em que não buscamos a sabedoria Divina para enxergar que o Mandamento do Senhor é o nosso maior tesouro (silêncio). Confiantes no Senhor que perdoa sempre, cantemos.
  2. Hino do Glória Presidente – Glorifiquemos a Deus, que por seu amor e bondade, nos concede sabedoria para sermos justos a exemplo do Vosso Filho. Rezemos o Hino do Glória.
  3. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Pai, fonte de sabedoria, em Cristo nos revelastes o tesouro escondido e a pérola preciosa. Concedei-nos o discernimento que só o Espírito pode dar para avaliarmos retamente as realidades deste mundo e os valores do Vosso Reino. Ensinai-nos a renunciar os bens aparentes para acolhermos os vossos dons. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
  4. Leitura do Primeiro Livro dos Reis (3, 5. 7-12)
  5. Salmo Responsorial (118) (CD Cantando os Salmos – Ano A) Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa Palavra! (bis)
  6. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (8, 28-30)
  7. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (13, 44-52)
  8. Partilha da Palavra

Nossa resposta

  1. Profissão de Fé Presidente – No Deus que nos ensina a verdadeira sabedoria, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai..
  2. Preces da Comunidade Presidente – Confiantes, elevemos ao Pai os nossos pedidos e a cada prece cantemos: “Tua Igreja eleva o clamor, escutai nossa prece Senhor”. (D.R.)

 Apresentação dos Dons

Animador(a) – O Reino de Deus é apresentado como um tesouro escondido, e é fruto de uma busca contínua. Ele cresce no meio de nós quando compreendemos que felicidade não é sinônimo de ter e acumular, mas sim quando colocamos nossa vida, nossos bens e nossos dons a serviço dos irmãos. Em um gesto de solidariedade e partilha, apresentemos ao Altar do Senhor os frutos do nosso trabalho que serão ofertados aos nossos irmãos e irmãs que necessitam de nossa ajuda.

Coleta Fraterna

Deus nos faz irmãos

  1. Pai Nosso Presidente – O Reino de Deus é dom gratuito, já iniciado e presente em nosso meio, mas ainda não plenamente. Rezemos ao Pai que “venha a nós o vosso Reino”, rezando como Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
  2. Abraço da Paz Animador(a) – O desejo de Deus é que a humanidade viva em harmonia e paz. Saudemo-nos com um gesto fraterno.
  3. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Pai, criador da vida e de tudo o que é bom, fortalecei-nos pela comunhão no Vosso Filho Jesus. Acompanhai nossas atividades e nossas lutas de cada dia. Orientai nossos passos para que possamos sempre vos encontrar e escolher os tesouros do Vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
  4. Bênção Presidente – A paz de Deus, que supera todo entendimento, guarde vossos corações e vossas mentes no conhecimento e no amor de Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. – Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. – Torne-se próximo daquele que necessita de compaixão. – Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

 

Meditando a Palavra de Deus

A primeira leitura concentra-se na Sabedoria. Sábio é aquele que sabe discernir entre os caminhos de Deus e dos homens. A Sabedoria está no próprio Deus e é testemunhada por suas obras maravilhosas, tornando-se para quem o ama, o Mandamento, a Lei, a Palavra de ordem, mais preciosa que o ouro. O rei Salomão, ainda muito jovem, escolhe a Sabedoria como dom, para governar com justiça. A sua escolha é um alerta a todos nós que temos responsabilidades na comunidade (seja em termos civis, religiosos, políticos…). Ele nos convida a uma verdadeira atitude de serviço em benefício de toda comunidade e a concretização do bem comum. Na segunda leitura, o apóstolo Paulo faz uma reflexão sobre o Projeto de Salvação que Deus tem para oferecer à humanidade. Ele, em Sua infinita bondade, oferece gratuitamente ao homem pecador a Sua graça e dá-lhe a possibilidade de chegar à salvação; e é em Jesus Cristo que esse dom de Deus se comunica. No evangelho, Jesus nos apresenta a parábola do tesouro escondido e o da pérola preciosa. As duas sugerem que o Reino proposto por Jesus (esse mundo de paz, de amor, de serviço, de fraternidade, de reconciliação que Jesus veio oferecer) é o tesouro precioso que os seus seguidores devem abraçar, antes de qualquer outro valor ou proposta. Jesus nos mostra qual é o valor supremo sobre o qual vale a pena “investir tudo”. Ele nos ensina a escolher o que vale mais: “o Reino de Deus”. Para participar dele vale colocar tudo em jogo. A parábola da rede e dos peixes vem nos mostrar que o Reino não é um condomínio fechado, onde só há gente escolhida e santa, mas é uma realidade onde o bem e o mal crescem juntos. E Deus não tem pressa; por isso dá ao ser humano o tempo necessário para amadurecer e fazer as suas escolhas. Quem compreende com Sabedoria o Mistério do Reino, é capaz de fazer sua escolha pelo bem, deixar tudo e assumir como meta em sua vida o Mandamento do Amor. Quais os valores pelos quais somos capazes de deixar tudo? Que significado tem as propostas de Jesus em nossa vida?

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …