Página Inicial / Notícias / Roteiro de Corpus Christi para celebrar em casa como Igreja Doméstica

Roteiro de Corpus Christi para celebrar em casa como Igreja Doméstica

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou o roteiro para a celebração em família da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa inserida na retomada da caminhada da Igreja no Tempo Comum.
“Acolhendo as orientações das autoridades sanitárias, nossos bispos, nas mais diversas situações e realidades vão, a partir de um cuidadoso discernimento, orientando suas dioceses, paróquias e comunidades sobre como e quando vão sendo retomadas as celebrações comunitárias presenciais. Contudo, pessoas impossibilitadas por motivo de saúde ou idade, ou porque pertencem ao denominado ‘grupo de risco’ devem ainda abster-se de participar das celebrações comunitárias dominicais”, ressalta a Comissão para a Liturgia da CNBB, justificando a importância de oferecer o material.

BAIXE AQUI O ROTEIRO PARA A SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI – SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Para a celebração, a Comissão indica uma manifestação pública de fé na presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia: “Ornamente a frente de sua casa (porta, varanda, janela, etc…) com flores, velas e algum símbolo eucarístico”.
A partir do ensinamento que “Celebrar a festa do Corpo do Senhor é celebrar a festa da partilha”, muitas paróquias, Brasil afora, farão o recolhimento de alimentos para os pobres no momento que o carro andor com o Santíssimo Sacramento estiver passando pelas ruas. A indicação é que as famílias também participem deste gesto de solidariedade.
Sobre as celebrações com a presença de fiéis, cada bispo tem definido normas e procedimentos em consonância com as orientações das autoridades de saúde.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …