Página Inicial / Animação Litúrgica / 26º Domingo do Tempo Comum(27.09)

26º Domingo do Tempo Comum(27.09)

26º Domingo do Tempo Comum –
Dia da BÍBLIA
Ano A – cor verde – 27/09/2020
1. Saudação Presidente – Saúdo-vos irmãos e irmãs, em nome de Jesus Cristo presente entre nós. Sejam todos bem-vindos para celebrar o Mistério Pascal de nossa salvação. Desejo-vos que a Palavra viva do Senhor seja lâmpada para os vossos pés, força e alimento na caminhada. Reunidos pela Trindade Santa, façamos o sinal que nos une na fé. Em nome do Pai…
Presidente – Que a graça de Deus nosso Pai, o amor de Jesus nosso irmão e a luz e força do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
Animador(a) – Hoje, último domingo de setembro, comemoramos o Dia da Sagrada Escritura – Bíblia.
2. Deus nos perdoa Presidente – Deus em sua bondade infinita, sempre nos propõe mudança de vida e acredita em nossa conversão. Em silêncio, pensemos em nossas faltas (pausa). Confiantes na misericórdia do Pai, confessemos os nossos pecados. Confesso a Deus…
Presidente – Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
3. Hino do Glória
Presidente – Glorifiquemos ao Deus da esperança que em Jesus Cristo sempre nos chama à conversão e mudança de vida.
Deus nos fala
4. Leitura da Profecia de Ezequiel (18, 25-28)
5. Salmo Responsorial (24) (CD Cantando Salmos – Ano A) Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão! (bis)
6. Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses (2, 1-11)
7. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (21, 28-32)
8. Partilha da Palavra
9. Profissão de Fé Presidente – No Deus que em Jesus Cristo nos ensina o caminho para a vida eterna, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
10. Preces da Comunidade Presidente – Ao Pai sempre pronto a ouvir e acolher as nossas súplicas, elevemos a Ele os pedidos de nossa comunidade. Após cada prece, rezemos: Deus de amor, ouvi-nos.
11. Apresentação dos Dons (ainda em pé)
Animador(a) – São Paulo, aos Filipenses, exorta a Comunidade a evitar as divisões causadas pelo espírito de competição, pelo desejo de receber elogios e para buscar os próprios interesses. Apresentemos ao Altar do Senhor, nossa disposição em rever nossas atitudes contrárias aos ensinamentos dos Apóstolos.
Coleta Fraterna
Ação de Graças. Presidente – Neste dia em que comemoramos O Dia da Bíblia, louvemos a Deus por ter iluminado todos os escritores, que nos deixaram neste Livro Sagrado os ensinamentos necessários para orientar nossa caminhada de fé.
12. Pai Nosso Presidente – Como verdadeiros irmãos(as) em Cristo, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
13. Abraço da Paz – Presidente – A paz é fruto da nossa intimidade com Deus por meio dos estudos, da Leitura Orante diária da Sua Palavra, que nos ensina a lutar por um mundo melhor. Saudemo-nos com um abraço fraterno.
14. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, que a Vossa Palavra (e a Comunhão) renove a nossa vida para que, participando do Mistério Pascal, sejamos herdeiros da glória do vosso Filho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
15. Breves Avisos
16. Bênção
Presidente – Que Deus Todo-Poderoso vos livre
sempre de toda adversidade e derrame sobre vós
as suas bênçãos. Amém.
– Torne os vossos corações atentos à Sua Palavra, a
fim de que transbordeis de alegria divina. Amém.
– Assim, abraçando o bem e a justiça, possais
correr sempre pelo caminho dos mandamentos
divinos e tornar-vos coerdeiros dos Santos.
Amém.
– A bênção de Deus que é Pai e Filho e Espírito
Santo desça sobre vós e permaneça para sempre.
Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças
a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
A primeira leitura está no contexto do Exílio da Babilônia. O povo acusa Deus de injusto e de agir incorretamente. Entre o povo havia a ideia de que o pecado marcava para sempre a vida e a descendência de quem pecava. Não é uma fatalidade, nem Deus é o culpado da morte do pecador. O profeta, como porta voz de Deus, mostra que a salvação de uma pessoa não depende de seus antepassados e parentes. O que importa é a disposição do coração no momento presente. Deus nos julga conforme o que somos hoje. Nunca é tarde para nos arrependermos, porque Deus quer a vida para todos. O Salmo 24(25), uma súplica de uma pessoa com bastante idade, pede duas coisas: perdão dos seus desvios na juventude e a libertação das mãos dos inimigos. Recorda a Aliança com várias palavras: caminho, direito, amor e verdade, aliança preceitos… Deus é o aliado do pobre explorado e oprimido. O salmista tem muita confiança em pedir e certeza de ser atendido, porque o Senhor é piedade, misericórdia e bondade sem limites. Filipos, comunidade dividida, por causa do espírito de competição e egoísmo. Paulo apresenta Jesus como modelo de filho fiel e obediente que se torna servo. Convida os que se dizem seguidores dele a terem “o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus”. O Evangelho se situa no contexto da rejeição de Jesus por parte dos chefes do povo. Ele encontra-se em Jerusalém e seu tempo está cada vez menor. Aumenta a hostilidade daqueles que rejeitam sua mensagem. A parábola dos dois filhos é simples e questionadora. Antes de fazer sua comparação, Jesus pede a opinião de seus ouvintes. Eles mesmos vão decidir. O que está em jogo é algo muito profundo e permanente na vida de quem tem fé: fazer a vontade de Deus. As palavras de nada valem: é preciso a ação concreta, conforme o projeto de Deus. Fazendo o que Deus espera, quem é pecador torna-se justo; não fazendo, quem se considera justo torna-se pecador. Os dois filhos podem representar diversos personagens: o povo de Israel histórico, a geração do momento, os seguidores de Jesus de todos os tempos e nós que ouvimos hoje essa palavra. Com qual dos dois filhos nós nos identificamos?.

Leituras da Semana
2ª feira: Jó 1,6-22; Sl 16; Lc 9,46-50
3ª feira: Dn 7,9-10.13-14; Ap 12,7-12a; Sl 137; Jo 1,47-51
4ª feira: Jó 9,1-12.14-16; 2Tm 3,14-17; Sl 87; Lc 9,57-62
5ª feira: Jó 19,21-27; Is 66,10-14c; Sl 26; Lc 10,1-12
6ª feira: Ex 23,20-23; Sl 90; Mt 18,1-5.10
Sábado: Jó 42,1-3.5-6.12-16; Sl 118; Lc 10,17-24
Domingo: Is 5,1-7; Sl 79; Fl 4,6-9; Mt 21,33-43

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …