Página Inicial / Notícias / Conexão Pascom realiza bate-papo com dom Walmor Oliveira

Conexão Pascom realiza bate-papo com dom Walmor Oliveira

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo, é o próximo convidado do Conexão Pascom, bate-papo que é realizado pela Pastoral da Comunicação Nacional (Pascom), com temas pastorais, formativos e assuntos com enfoque na realidade e novidades dos nossos tempos. A formação com dom Walmor acontece na próxima segunda-feira, 24 de agosto, às 20h (horário Brasilia), com o tema “Comunicar a palavra de Deus na Igreja em Saída”. A transmissão será feita pelo canal da Pascom no YouTube e pelo Facebook.

A temática do bate-papo está em sintonia com as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), que apresentam a Palava como o primeiro pilar para a formação das comunidades eclesiais missionárias e insistem na prática da Leitura Orante como um caminho necessário para a vida cristã.
“Este itinerário é decisivo para dar respostas adequadas aos desafios da catequese ao nosso tempo. A capacidade de diálogo, de leitura das ‘sementes do Verbo’, de posicionamento nos areópagos modernos (RM, n. 37c; 38) é resultado de uma fé madura, que não desiste de buscar águas mais profundas (Lc 5,1-11). Suscitar esta sede de caminhar, deve ser a missão das comunidades e lideranças. (cf. DGAE, n. 147)”.
Também a formação está em consonância com o tema central da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), prevista para acontecer em abril de 2021, cujo texto do tema central recebeu provisoriamente o nome de “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália). Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1972-1973), em Juiz de Fora (MG), e na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1974-1975), em São João Del-Rei (MG). De 1974 a 1977, cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora. Em 1977, após ser ordenado sacerdote, incardinou-se na Arquidiocese de Juiz de Fora.
Nomeado Bispo Auxiliar de Salvador (BA) pelo Papa João Paulo II no dia 21 de janeiro de 1998, foi ordenado pelo Cardeal Dom Frei Lucas Moreira Neves no dia 10 de maio de 1998. Seis anos depois, em 2004, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte pelo Papa João Paulo II. Na CNBB, o arcebispo presidiu a Comissão para a Doutrina da Fé durante os exercícios 2003 a 2007 e de 2007 a 2011. Foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 10 de maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral dos Bispos, para o quadriênio 2019-2023.

HORÁRIO BRASÍLIA

Já foram divulgadas as datas e os temas das próximas formações. Anote na sua agenda e se prepare para participar!
– 28 de setembro, 20h: COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS REDES SOCIAIS, com professora Belkys Moya;
– 26 de outubro, 20h: JUVENTUDES E AMBIÊNCIA DIGITAL: PERSPECTIVAS, COMPROMISSOS E PROFETISMO, com Andrea Gripp e professor Maurício Perondi;
– 23 de novembro, 20h: SEGURANÇA NA ERA DIGITAL, a confirmar palestrante.

Presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira, será o palestrante da #ConexãoPascom

CNBB lança edital do Concurso para Letra e Música da CF 2025

CNBB LANÇA EDITAL DO CONCURSO PARA A LETRA E A MÚSICA DO HINO DA CAMPANHA …