Página Inicial / Noticias do Mundo / Roteiro celebrar em família o 24º Domingo do tempo comum

Roteiro celebrar em família o 24º Domingo do tempo comum

Para este 24º Domingo do Tempo Comum, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece mais uma vez o roteiro Celebrar em Família, para que o Dia do Senhor possa ser vivenciado e meditado nos lares brasileiros durante este período de pandemia.
“Acolhendo a orientação das autoridades civis e sanitárias, nossos bispos no Brasil continuam a insistir e a orientar os fiéis a permanecerem em suas casas, evitando aglomeração de pessoas e, consequentemente não participando das celebrações eucarísticas. Desta forma, somos convidados a CELEBRAR o Dia do Senhor como Igreja doméstica, com nossos familiares, em nossas casas”, afirma a Comissão para a Liturgia.
Além do cuidado na prevenção ao novo coronavírus, há um destaque no subsídio Celebrar em Família que recorda orientações contidas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, no número 73:
“A casa, enquanto espaço familiar, foi um dos lugares privilegiados para o encontro e o diálogo de Jesus e seus seguidores com diversas pessoas (Mc 1,29; 2,15; 3,20; 5,38; 7,24). Nas casas Ele curava e perdoava os pecados (Mc 2,1- 12), partilhava a mesa com publicanos e pecadores (Mc 2,15ss; 14,3), refletia sobre assuntos importantes, como o jejum (Mc 2,18-22), orientava sobre o comportamento na comunidade (Mc 9,33ss; 10,10) e a importância de se ouvir a Palavra de Deus (Mt 13,17.43).”
O centro da celebração deste 24º Domingo do Tempo Comum é o perdão. Na primeira leitura, o ensinamento do livro do Eclesiástico: “Quem se vingar encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados. Perdoa a injustiça cometida por teu próximo: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados”.
No texto do Evangelho, do capítulo 8 de Mateus, Jesus responde à pergunta de Pedro, sobre quantas vezes deveria perdoar: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.
O roteiro Celebrar em Família é oferecido com sugestões de cantos e esquema com a liturgia e orações próprias. Cada família poderá adaptar o esquema conforme as necessidades. Os cantos são sugestões podendo ser trocados por outros, levando em consideração o Tempo Comum que estamos vivendo.
Baixe aqui o roteiro Celebrar em Família para o 24º Domingo do Tempo Comum

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …