Página Inicial / Animação Litúrgica / 27º Domingo do Tempo Comum(04.10)

27º Domingo do Tempo Comum(04.10)

27º Domingo do Tempo Comum
Ano A – cor verde – 04/10/2020

Ritos Iniciais
Saudação Presidente – A liturgia de hoje nos questiona sobre a coerência entre o que dizemos e o que fazemos. Este questionamento visa à fidelidade, à nossa resposta fiel e frutuosa ao chamado de Deus. Estamos iniciando o Mês Missionário que tem como tema: “A vida é missão” e como lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) os quais irão nos ajudar no crescimento da consciência missionária. Como povo consagrado e escolhido para servir ao Senhor, façamos o sinal que nos identifica como cristãos. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre convosco. Bendito seja Deus…
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, celebrando o Dia do Senhor, nossa páscoa semanal, fazemos memória do Cristo, a videira verdadeira e fecunda, parceira fiel do Pai no cuidado do seu povo. Trazemos presente, neste momento, os fatos que marcaram a semana que passou, em comunhão com todos os missionários e missionárias enviados a anunciar a libertação no Brasil e no mundo.
Deus nos perdoa Presidente – O Deus da vida é: amor, justo e misericórdia. Em silêncio, pensemos em nossos pecados. Peçamos perdão, Senhor, tende piedade de nós: 1 – Tende piedade da gente, tende piedade do povo, dai vosso perdão novamente, queremos um caminho novo. Cristo, Cristo, tende piedade de nós: 2 – Tende piedade de todos que buscam em Vós o perdão pra ser semente do novo caminho de vida e união. Senhor, Senhor, tende piedade de nós. Presidente – Deus de bondade e amor, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
Hino do Glória – Presidente – Demos glória a Deus que é fiel e justo para com toda a humanidade. Cantemos
Presidente – Oremos – (silêncio) – Deus justo e misericordioso, Vós cuidais sem cessar de Vossa Igreja. Não abandoneis esta plantação feita por Vossas próprias mãos. Continuai a cultivá-la com carinho, para que produza frutos abundantes para Vós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
Leitura do Livro do Profeta Isaías (5, 1-7)
Salmo Responsorial (79)(CD Cantando os Salmos) A vinha do Senhor é a casa de Israel. (bis)
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses (4, 6-9)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (21, 33-43)
Partilha da Palavra
Profissão de Fé Presidente – No Senhor da vinha professemos nossa fé, rezando: Creio em Deus Pai…
Preces da Comunidade Presidente – Confiantes no Senhor misericordioso, elevemos a Ele nossos pedidos.
– Senhor, iluminai Vossa Igreja, para que anuncie com coragem, fidelidade e simplicidade o Santo Evangelho a fim de que Jesus seja conhecido e amado por todos. Nós vos pedimos.
– Senhor, concedei sabedoria aos nossos governantes, para que saibam discernir entre o bem e o mal, e tenham um coração compreensivo para governar com justiça. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai todos nós, batizados, para que por intermédio das ações que realizamos no dia a dia de nossas vidas, possamos manifestar ao mundo os frutos que nos conduzem ao Vosso Reino. Nós vos pedimos.
– Senhor, esclarecei todos os estudantes para que sintam amor ao estudo e procurem conviver pacificamente com seus colegas e professores, sendo construtores de uma sociedade, onde todos tenham seus direitos respeitados. Nós vos pedimos.
– Senhor, encorajai os missionários(as) que estão a serviço da Vossa vinha para que continuem realizando com carinho a missão que lhes fora confiada no Brasil e além fronteiras. Nós vos pedimos.
Presidente – Deus, nosso Pai, acolhei com bondade os pedidos que Vos apresentamos e os que estão no silêncio dos nossos corações. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Apresentação dos Dons
Animador(a) – Deus concede a cada um de nós dons e carismas para que sejam colocados em prática a serviço do bem, conforme nos orienta o apóstolo Paulo: “Ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e honroso e que mereça louvor”. Deus espera bons resultados de todo o amor que ele derrama sobre a humanidade e sobre cada pessoa em particular. Apresentemos ao Altar do Senhor nossa disposição em sermos missionários comprometidos com a edificação do Reino, na Igreja e na sociedade.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
Presidente – Demos graças e louvores ao Senhor da vinha, por todas as pessoas que em nossas comunidades, no Brasil e no mundo, assumem com amor e alegria a missão que lhes fora confiada, cantando.
Pai Nosso
Presidente – Obedientes à Palavra do Senhor e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer. Pai Nosso…
Momento da Paz
Animador(a) – Irmãos e irmãs, se produzirmos os frutos que Deus espera, o resultado será nossa própria felicidade e alcançaremos a paz. Em silêncio, rezemos pela paz.
Oração Presidente
– Oremos – (silêncio) – Pai de amor, fortalecidos pela vossa Palavra (e pela Comunhão), queremos caminhar conforme o vosso projeto. Dai-nos firmeza na fé para sermos os fiéis trabalhadores da vossa vinha e sempre produzirmos frutos de amor e fraternidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Breves Avisos
Bênção
Presidente – O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. – Deus Pai, que em Cristo manifestou a verdade e a sua caridade, vos torne testemunhas do Evangelho e do seu amor ao mundo. Amém. – Abençoe-vos Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. – Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
O núcleo das leituras de hoje é a fidelidade. O profeta Isaías nos mostra como Deus prepara amorosamente o ambiente para receber seu povo escolhido. Compara o povo a uma plantação de uvas da qual o Senhor cuidou com a maior competência e carinho. Como qualquer agricultor, Deus esperava frutos do seu trabalho. A vinha era o povo de Israel. O profeta deixa bem claro qual é a queixa de Deus: ele esperava ver o direito praticado e vê o choro dos humilhados; esperava o louvor que vem da justiça e ouve o clamor dos oprimidos. Na segunda leitura, Paulo anima os filipenses a viverem na paz do Senhor. A paz de estar a caminho com um projeto de vida empolgante. O conselho de Paulo é bem claro: ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, justo, puro, amável, tudo o que é virtude ou louvável. O Evangelho retoma a imagem da vinha, dos vinhateiros, dos funcionários e do filho do proprietário. Hoje a Igreja é apresentada sob a imagem da vinha. Canta o salmista que Deus é fiel e justo, pois respeita nossas opções e manifesta seu compromisso de amor para conosco estando sempre aberto a nos acolher. E nós, como demonstramos nossa fidelidade ao Pai? Contaminados pela lógica do mercado, tratamos a ele como um produto, ao qual retornamos com frequência, mas que não requer nenhum compromisso maior. Sendo fiéis aos seus desígnios amorosos de Pai, devemos produzir bons frutos: o que é justo, respeitável, puro, amável, honroso… conforme nos indica a carta de Paulo. O mundo olha para a Igreja e espera ver a vinha do Senhor, cheia de frutos. Esses frutos não têm a ver com templos cheios, com a estatística que mostra que somos muitos. Os frutos se relacionam com a coerência na prática da caridade e da justiça, com o posicionamento firme na defesa dos legítimos direitos de todos, especialmente dos mais fracos. Ou seja, para viver na paz do Senhor e ser sinal dessa paz para os outros, é indispensável ter um estilo de vida que retrate o projeto de Jesus.

 

Leituras da Semana
2ª feira: Gl 1,6-12; Sl 110; Lc 10,25-37
3ª feira: Gl 1,13-24; Sl 138; Lc 10,38-42
4ª feira: Gl 2,1-2.7-14; Sl 116; Lc 11,1-4
5ª feira: Gl 3,1-5; Lc 1,69-75; Lc 11,5-13
6ª feira: Gl 3,7-14; Sl 110; Lc 11,15-26
Sábado: Gl 3,22-29; Sl 104; Lc 11,27-28
Domingo: Is 25,6-10a; Sl 22; Fl 4,12-14.19-20; Mt 22,1-14

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …