Página Inicial / Notícias / Live das Jornadas de Teologia Pastoral da CNBB

Live das Jornadas de Teologia Pastoral da CNBB

A VIVÊNCIA DOS SACRAMENTOS E AS RELAÇÕES VIRTUAIS NA PANDEMIA SERÃO TEMAS DA QUINTA LIVE DAS JORNADAS DE TEOLOGIA PASTORAL CNBB/PUC RIO.

A experiência sacramental no contexto da Covid-19 e a dimensão real do virtual durante a pandemia serão os temas abordados na quinta live das Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio, no próximo dia 30 de outubro, às 14h(horário MT). Nesta edição, serão painelistas o professor Luís Mauro Sá Martino, professor de pós graduação da faculdade Casper Líbero, autor de várias publicações, entre os quais o livro Teoria das Mídias Digitais, e o padre Abimar Oliveira Moraes, professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena, desde 2007, o Programa de Pós-Graduação em Teologia.
Segundo o professor Luís Mauro, as mudanças provocadas pela Covid-19, sobretudo o distanciamento social, apresentaram uma situação inédita para muitas pessoas: a conexão digital deixou de ser uma opção e se tornou, para muitos, a única forma de contato com os outros. “A ideia é trazer algumas provocações para pensar no que está acontecendo e o que podemos aprender com isso”, explicou o professor Martino.
Está acontecendo algum tipo de experiência sacramental ao longo destes muitos meses? O que a experiência sacramental digital suscita? O que ela pode nos indicar do ponto de vista antropológico pastoral? Essa são algumas reflexões que serão conduzidas pelo padre Abimar Oliveira Moraes.
O evento é gratuito e será transmitido, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB e do Departamento de Teologia da PUC-Rio: @cnbbnacional e @teologiapucrio. Para quem deseja receber certificado de participação, recomenda-se a inscrição prévia. O certificado será enviado para e-mail informado no formulário digital. Para se inscrever, acesse aqui: inscrição
Os encontros das Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio tiveram início no mês de junho e acontecerão até o mês de dezembro, com uma Live a cada mês. Especialistas e pesquisadores estão abordando temas que permitem projetar um olhar crítico, mas positivo, sobre o atual contexto social e eclesial. Desafios à vida e à vivência cristã, impactos eclesiológicos, experiência sacramental-litúrgica, espiritualidades, práticas pastorais, fé e cultura digital, animação bíblica da pastoral, catequese, dor e sofrimento, serão alguns dos temas apresentados ao longo das jornadas, que irão acontecer, em cada última sexta-feira do mês, a partir das 14h(horário MT).

https://www.cnbb.org.br/a-vivencia-dos-sacramentos-e-as-relacoes-virtuais-na-pandemia-serao-temas-da-quinta-live-das-jornadas-de-teologia-pastoral-cnbb-puc-rio/

Você pode Gostar de:

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …