Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Jesus Cristo, luz e esperança aos povos

Jesus Cristo, luz e esperança aos povos

A Epifania do Senhor é a manifestação de Jesus aos povos da terra e suas culturas, representados pelos magos. Isaias anunciou a universalidade da salvação quando disse: “Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti” (Is. 60,4); E o salmo 97 que diz: “Todos os povos proclamarão a salvação que vem de Deus”. Jesus Cristo é anunciado como ponto de encontro de todos os diferentes povos da terra. Os povos e suas diferentes culturas, são dados como herança Àquele que é o Rei dos Reis. Por isso, é imprescindível, hoje, a valorização e respeito às das culturas no processo evangelizador. Pois, a semente do verbo, semeada pelo Espírito Santo, está escondida em todos os povos e culturas humanas.

Jesus é a medida de todo homem e, portanto, também da cultura, obra humana. Ele que se encarnou na cultura de seu povo, traz para cada cultura histórica o dom da purificação e da plenitude. Assim, Ele é a luz e esperança dos povos e suas culturas. “A Igreja trabalha de maneira tal que tudo o que de bom se encontra no coração e na mente dos homens ou nos próprios ritos e culturas dos povos, não só não desapareça, mas seja sanado, elevado e aperfeiçoado para a glória de Deus” (Lumen Gentium, n.17).

Deus quer, portanto, que todos os povos e suas culturas sejam restauradas em seu Filho. (Cfr.1Tim 2,4). Afirmou o Vaticano II: “Aqueles, portanto, que sem culpa ignoram o evangelho de Cristo e Sua Igreja, mas buscam a Deus com o coração sincero e tentam, sob o influxo da graça, cumprir por obras a Sua vontade conhecida através do ditame da consciência, podem conseguir a salvação eterna” (Lumen Gentium, n. 16). Os Magos, distantes e afastados, são, também, atraídos ao berço de Jesus. Oferecem seus tesouros, seus valores mais preciosos, como presentes a Jesus: Ouro (Belchior), incenso (Gaspar) e mirra (Baltazar). Numa interpretação simbólica: O Ouro, representa a realeza divina de Jesus. O Incenso, é o reconhecimento da divindade de Jesus. Jesus é filho de Deus e salvador da humanidade. Mirra, substância amarga, que anuncia o sofrimento de Jesus. Os Magos captaram numa estrela, aquilo que as autoridades de Jerusalém, muito próximo de Belém, não conseguiram captar. Eles chegaram em Jerusalém indagando: “Onde está o Rei dos Judeus que acaba de nascer?”

Herodes, o demente sanguinário, e sua corte, ficaram alarmados com o questionamento dos Magos. Que todos nós saibamos captar os sinais da presença de Deus nos fatos, acontecimentos e situações da vida. Deus nos manda o seu recado de muitos modos e maneiras! Cada pessoa tem diante de si a estrela–guia. Que o Rei das nações, possa, hoje, despertar nas mentes adormecidas, o espirito de adoração a Deus, como outrora despertara nos Magos. Porquanto, a busca dos Magos é, também, a busca e o anseio profundo de todo ser humano neste mundo.

Pe. Deusdédit de Almeida é Cura da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …