Página Inicial / Notícias / Anúncio das Solenidades Móveis 2021

Anúncio das Solenidades Móveis 2021

ANÚNCIO  DAS  SOLENIDADES  MÓVEIS 2021
(Depois da proclamação do Evangelho)
Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se, e sempre há de manifestar-se no meio de nós até a sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo recordamos e vivemos os mistérios da salvação.
Este Ano litúrgico é o ano ‘B’ dedicado ao Evangelho de São Marcos. O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo da Páscoa, este ano a 04 de abril. Em cada Domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte.
Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico. No Brasil, as solenidades móveis em 2021, seja por razão de sua natureza pascal, seja por transferência à Domingos para maior concorrência dos fiéis figuram do seguinte modo:
As Cinzas, início da Quaresma, a 17 de fevereiro;
A Ascensão do Senhor, a 16 de maio;
Pentecostes, a 23 de maio;
Santíssima Trindade, a 30 de maio;
Santíssimo Corpo de Cristo, a 03 de junho;
Sagrado Coração de Jesus, a 11 de junho;
São Pedro e São Paulo, a 04 de julho;
Assunção de Nossa Senhora, a 15 de agosto;
Todos os Santos, a 07 de novembro;
Cristo Rei, a 21 de novembro.
O novo ano litúrgico iniciará no primeiro Domingo do Advento, a 28 de novembro.
Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na
Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.
A Cristo que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória
pelos séculos dos séculos. Amém.
( H O M I L I A )

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …