Página Inicial / Notícias / Edições CNBB completa 15 anos com fortalecimento no ambiente digital

Edições CNBB completa 15 anos com fortalecimento no ambiente digital

A editora Edições CNBB completou, no dia 14 de dezembro, 15 anos de criação. Na trajetória de serviço à Igreja no Brasil, a entidade ganhou relevância e robustez na produção editorial e na oferta de materiais que auxiliam na missão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao comentar a data, o bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e presidente da editora, dom Joel Portella Amado, afirma que “as Edições são fundamentais na vida da CNBB” e, ao projetar o trabalho para os próximos anos, observa que o caminho a ser trilhado é de fortalecimento da atuação no ambiente digital, num “processo de assumir essa realidade virtual”.

Fundamental
Dom Joel enumerou três pontos que refletem o porquê da editora ser fundamental na vida da Conferência. O primeiro ponto é pela responsabilidade de publicar os documentos oficiais, como a edição referencial para a Liturgia, para os documentos pontifícios, para os documentos da conferência. Com editora, resume o secretário0-geral da CNBB “você tem aquilo que se diz a chamada ‘edição típica’”.
O bispo também ressalta, em segundo lugar, “um trabalho muito grande de divulgação nas áreas de teologia e de pastoral, principalmente na área da Pastoral, em que as edições vão publicando aquilo que é fundamental para que as orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil sejam levadas a diante”.
Por fim, a publicação de material teológico, material de pesquisa e material de reflexão. Neste campo, há no horizonte, segundo destaca dom Joel, o objetivo de disponibilizar publicações com característica técnica, científica e acadêmica.

Transformação digital
Assim como em outras realidades e instituições, a pandemia acelerou processos de digitalização na Edições CNBB. Desde o ano passado, o número de títulos oferecidos em formato digital chegou à totalidade dos lançamentos. “Nós demos um avanço muito grande nessa área da produção digital. De fato, a produção em livro, impresso, ela se reduziu bastante não só como uma tendência do mundo atual, mas também diante do que a pandemia fez”, contextualiza dom Joel.
A pandemia do novo coronavírus, continuou o bispo, “permitiu que as Edições acelerassem o processo de assumir essa realidade virtual, através das lives, através das inúmeras publicações no âmbito virtual”. Para o presidente da editora, o caminho que se projeta à frente é do fortalecimento digital: “Não retirar a publicação impressa. O livro faz parte do processo humano – ler, ter uma obra na mão, meditar, refletir sobre ela, isso faz parte, isso é um dado humano, isso não pode ser restringido -, mas vai ser preciso avançar muito nesse âmbito da produção”. O ideal, segundo ele, é que em torno do mesmo tema haja uma diversidade de mídias e formatos.
“O principal ponto no trabalho da editora é não apenas manter-se como uma instância muito bem administrada, muito bem conduzida por monsenhor Jamil – que, com a graça de Deus, formou uma equipe excelente, uma equipe que veste a camisa -, mas também, acima de tudo, esse seria, o rumo pelo menos neste ano de 2021 e por mais algum tempo, essa descoberta, essa capacidade de refletir e colocar em prática o ambiente virtual”, analisa dom Joel.

Missão
A editora compreende sua missão eclesial como uma contribuição para a propagação da fé católica e a edificação de uma sociedade justa e solidária. Desde então, segundo o diretor geral, monsenhor Jamil Alves de Souza, “o esforço é permanente para responder às necessidades da evangelização nos diversos contextos, de forma inovadora e acessível a todos”.
“O momento é de gratidão a Deus, pois, desde o início de nossa história, passamos por grande processo de evolução e crescimento, e podemos afirmar com veemência que conquistamos muitas vitórias com a graça de Deus. Que nós, ouvindo e meditando a Palavra de Deus, possamos por mais um ano trilhar o discipulado de Jesus Cristo de forma plena e absoluta a serviço da evangelização no Brasil”, deseja monsenhor Jamil.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …