Página Inicial / Notícias / Cáritas brasileiras lançam nova plataforma

Cáritas brasileiras lançam nova plataforma

CÁRITAS BRASILEIRA LANÇA PLATAFORMA PARA FACILITAR ACESSO AO TRABALHO DE MIGRANTES E REFUGIADOS NO BRASIL.

Já são mais de 200 milhões de pessoas migrantes e mais de 60 milhões de refugiados(as) no mundo. Essas pessoas deixam suas histórias de vida nos países de origem por causa de guerras, pobreza e crises humanitárias e muitas vezes chegam em condições muito vulneráveis aos novos locais. Elas precisam ser entendidas como seres de direitos e não à margem deles, principalmente para que nessa chegada não passem a ser exploradas, por exemplo, como mão de obra barata e análoga à escravidão.
Criar ações de proteção, amparo e integração local para essas pessoas se faz urgente e necessário. Por isso, a Cáritas Brasileira lança nesta quinta-feira, 28 de janeiro, às 17h (Brasília), uma nova ferramenta para integrar migrantes e refugiados(as) às oportunidades do mundo do trabalho no Brasil: o Novos Rumos. A mesma data é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, instituído pela lei Nº 12.064/09.
Segundo dados do Observatório Digital da Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil (ferramenta do MPT e da OIT Brasil), entre 2003 e 2018, mais de 45 mil trabalhadores e trabalhadoras foram resgatados/as em situação de trabalho forçado. Com a ampliação da crise migratória global, migrantes e refugiados estão mais suscetíveis a abusos.
Cristina dos Anjos, que é assessora para área de Migração da Cáritas Brasileira, lembra que “o tema migratório sempre esteve presente dentro da rede Cáritas, dentro da confederação. Algumas Cáritas, em diferentes países, como na Alemanha, já nasceram tendo como ação principal o apoio a migrantes.
Na Cáritas Brasileira, embora mais recentemente a migração se tornou um tema nacional, nós temos Cáritas, a nível de Dioceses, com quase cinquenta anos que desenvolve ações com migrantes e refugiados. Quando as pessoas chegam em outros países, elas precisam muito de apoio para organizar suas vidas. É um público muito vulnerável. E a questão da defesa de direitos é um elemento super importante nesta ação.”
A Rede Cáritas atua na defesa, proteção, garantia e ampliação dos direitos dos migrantes e refugiados, em todas as regiões do Brasil. É nesse contexto que nasce o Projeto Novos Rumos, gestionado dentro do Programa de Fortalecimento das Capacidades Institucionais para Atuação com Migrantes e Refugiados da Cáritas Brasileira, em parceria com a Cáritas Alemã.
O projeto Novos Rumos é, ao mesmo tempo, uma possibilidade concreta para que empresas e organizações possam atuar em defesa dos migrantes e refugiados(as) e se colocar como aliadas da causa humanitária. É preciso sensibilizar toda a sociedade para essa realidade, gerar condições reais de solidariedade e estabelecer ações conjuntas. A plataforma servirá para conectar esses empregadores/as comprometidos com os direitos humanos a pessoas migrantes e refugiados/as, a partir das conexões entre suas necessidades, formações e habilidades.

Acesso ao lançamento:
O lançamento da plataforma será transmitido ao vivo pelo Youtube da Cáritas: https://youtu.be/zuA7TIZthFU
Mais informações e contato para imprensa: Hugo de Lima – Assessoria de Comunicação // 81-996426959 // hugo@caritas.org.br

https://www.cnbb.org.br/caritas-brasileira-lanca-plataforma-para-facilitar-acesso-ao-trabalho-de-migrantes-e-refugiados-no-brasil/

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …