Página Inicial / Noticias do Mundo / Homilia na quarta-feira de cinzas

Homilia na quarta-feira de cinzas

QUARTA-FEIRA DE CINZAS – CF-2021

“CRISTO É A NOSSA PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UMA UNIDADE” (Ef 2,16a)

A PAZ… é o nosso horizonte!
Qualquer pessoa sabe o que é “horizonte…”
Alguém disse: “OLHE, MIRE, VISLUMBRE, VÁ ALÉM DO HORIZONTE, MAS, NÃO ESQUEÇA NUNCA DE OLHAR ONDE PISA”.
Na oração do Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá… nós rezamos: “Concedei-nos, Senhor Deus, a coragem de “avançarmos para águas mais profundas” num compromisso de construir a nossa história com os pés-no-chão, – (…COM OS PÉS NO CHÃO… é o “olhar onde pisa…: significa ser “uma pessoa realista!!!”); /…/com o “coração em Vós” (… é “significa DIZER…”: “vá além do horizonte…”!!!) (… e dizer “… olhe, mire, vislumbre…”: SIGNIFICA… VIVER UMA NOSSA “MÍSTICA!!”), e, nossas mãos e braços abertos para servirmos preferencialmente quem mais necessita ao nosso lado!” … rezar assim… quer significar… “entrar e participar da “ciranda-da-vida…” como propõe o CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA DESSE ANO-2021…!!!
O Cartaz da CF-2021 sugere para nós “uma grande ciranda…”. Numa “ciranda” não existe o primeiro! Numa “ciranda” não existe o último! Numa “ciranda” todos fazemos… uma UNIDADE! Numa “ciranda…” todos somos iguais…! Assim, precisamos JUNTOS trabalhar para que aconteça um mundo onde somos socialmente IGUAIS…, e, numa “ciranda-da-vida” – somos humanamente diferentes – porém… totalmente LIVRES!
E, para que aconteça a “ciranda-da-vida no dia-a-dia” só existem DOIS “TRILHOS-CAMINHOS”: “FRATERNIDADE E DIÁLOGO” – SÃO OS “TRILHOS-CAMINHOS…” PARA ACONTECER O AMOR: É O COMPROMISSO DO AMOR! Esta é a síntese da Bíblia inteira que saiu do coração, dos lábios… aliás, a síntese que saiu do coração de Deus no Antigo Testamento, e, da vida do Divino Mestre Jesus: “Amai-vos uns aos outros… como eu vos amei!!” – Este é um comprometimento numa “ciranda”: Volto a repetir: Numa “ciranda” não existe o primeiro! Numa “ciranda” não existe o último! Numa “ciranda” todoS fazemos uma UNIDADE! E, só assim a nossa vida se torna “COMPROMISSO DE AMOR… COM DEUS!” Mas, só nos COMPROMETE COM DEUS… SE NOS COMPROMETER COM O OUTRO – ISTO É, AS PESSOAS… SEM FAZER DISTINÇÕES… QUAISQUER QUE SEJAM TAIS DISTINÇÕES!!! ATENÇÃO: FAZER DISTINÇÕES DE PESSOAS… SIGNIFICA LEVANTAR MUROS!!!
Esta é a “V CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA-2021”!!
“CRISTO É A NOSSA PAZ:
DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UMA UNIDADE!!”
AMÉM!!!

Cuiabá, 17/fevereiro/2021
+Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Você pode Gostar de:

Acordo de Cooperação Técnica IPHAN e CNBB

IPHAN E CNBB FIRMAM ACORDO QUE VAI PROTEGER 32% DOS BENS TOMBADOS NO BRASIL. A …