Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo da Quaresma (07.03)

3º Domingo da Quaresma (07.03)

Ano B – cor roxa – 07/03/2021

1 – Presidente – A liturgia deste terceiro Domingo da Quaresma vem nos recordar da eterna preocupação de Deus em conduzir os homens e as mulheres ao encontro da vida nova. Nesse sentido Sua Palavra nos apresenta sugestões diversas de conversão e de renovação. Iniciemos nosso encontro. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
Animador(a) – Irmãos e irmãs em Cristo Jesus, hoje somos convidados a fazer de nossas comunidades um espaço onde todos possam sentir-se na casa do Pai. Uma casa acolhedora e calorosa onde não se fecha as portas a ninguém, nenhuma pessoa é excluída, nem discriminada. Vamos recordar os fatos ocorridos nessa semana em nossa comunidade, em nossa paróquia e em nossa diocese (recordação da vida).

2. Deus nos perdoa
Presidente – Os cristãos são aqueles que aderiram a Cristo e que se identificaram com Ele. Somos pedras vivas desse novo Templo onde Deus se manifesta ao mundo e vem ao encontro dos homens e mulheres para lhes oferecer a vida e a salvação (silêncio). Em uma atitude de conversão, supliquemos a misericórdia do Pai, cantando.

3. Oração Presidente – Oremos -(silêncio) – Deus, sois bondade infinita e misericórdia sem fim. Por isso, todo pecador consegue o Vosso perdão pela oração, pela esmola e também pelo jejum. Concedei que o Vosso povo, curvado pela consciência do pecado, possa erguer-se com ajuda da Vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Deus nos fala
4. Leitura do Livro do Êxodo (20, 1-17) . Salmo Responsorial (18)(CD Cantando os Salmos) Senhor, tens palavras de vida eterna. (bis)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1, 22-25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (2, 13-25)
5. Partilha da Palavra

Nossa resposta
6. Profissão de Fé Presidente – No Deus fiel às Suas promessas que sempre nos ensina a caminhar segundo Seus preceitos e leis, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
7. Preces da Comunidade Presidente – Somos convidados a manter o diálogo e que este tenha na sua raiz o amor que nos faz irmãos e irmãs, templos novos e comprometidos com a paz. Elevemos nossas preces a Deus respondendo: Senhor, escutai nossa prece!

Presidente – Deus da vida, da justiça e do amor, nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade. Através da Campanha da Fraternidade Ecumênica, ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo como compromisso de amor, criando pontes que unem em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio. Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor, e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade. Por Jesus Cristo, nossa paz, no Espírito Santo, sopro restaurador da vida. Amém!

8. Apresentação dos Dons
Animador(a) – Jesus ficou indignado quando viu os vendilhões profanarem o Templo, que era o lugar sagrado de oração. Igualmente sagrado é o direito do ser humano de ter vida digna. Como cristãos, somos chamados a construir o Reino da verdade e da graça, da justiça, do amor e da paz, pois somos todos irmãos. Apresentemos ao Altar do Senhor nossas vidas no compromisso de honrar a Palavra de Deus e edificar a paz em nossas comunidades.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
9. Louvação Presidente – Louvemos ao Senhor nosso Deus, por todas as pessoas e grupos que observam e colocam em prática as leis e preceitos do Senhor e em nossas comunidades são “pedras vivas”, verdadeiros templos do Senhor.
Deus nos faz irmãos
10. Pai Nosso Presidente – Rezemos a oração que Cristo nos ensinou como modelo de toda oração. Pai Nosso…
11. Momento da Paz Animador(a) – É por meio do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, que somos convidados a ser pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. Em silêncio, rezemos pela paz.

12. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, ao celebrarmos este encontro com os irmãos e irmãs, recebemos já na terra a Palavra e o Pão da alegria que se reparte no céu. Fazei, agora, que todos nos vejam no dia a dia como gente que Vos ama, servindo sempre aos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. Breves Avisos

14. Refletindo o lema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021
A afirmação “Cristo é a nossa paz” confessa que em Cristo não há lugar para violência e o racismo, para o ódio e a discriminação. A paz palavra na língua grega é eirene; em hebraico, shalom e no aramaico sholom. Nos três idiomas, a paz significa tanto superação das violências e das discriminações, quanto a plenitude de vida, consequência de relações equânimes entre o ser humano e a natureza, o ser humano e seus semelhantes e o ser humano e Deus. Isso significa que Cristo é aquele que garante as relações de equidade e acolhida entre todos os povos. A paz será fruto da vida em plenitude garantida para todos os povos. Para a cultura hebraica, paz é sinônimo de vida plena, o que significa ter o acesso a tudo o que é necessário para a subsistência. É o que diz o Salmo 128: Paz é a fartura que se concretiza no fruto da terra, pelo esforço do camponês (Sl 128,1-2). Paz está presente nas famílias ou grupos de amigos e amigas que felizes se sentam ao redor da mesa para banquetear celebrando a vida, dom de Deus (Sl 128,3). Revela-se nas vidas do avô e da avó que veem seus netos crescerem (Sl 128,6ª). A paz é a vida em plenitude, vida em paz (Sl 128,6b) que devemos desejar para todos os povos.

15. Bênção
Presidente – O Senhor esteja convosco. Ele está
no meio de nós.
– A bênção de Deus todo-poderoso: Pai e Filho
e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça
para sempre. Amém.
– Caminhemos na certeza da vitória do Senhor.
Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Graças a Deus.

Leituras da Semana
2ª feira: 2Rs 5,1-15a; Sl 41; Lc 4,24-30
3ª feira: Dn 3,25.34-43; Sl 24; Mt 18,21-35
4ª feira: Dt 4,1.5-9; Sl 147; Mt 5,17-19
5ª feira: Jr 7,23-28; Sl 94; Lc 11,14-23
6ª feira: Os 14,2-10; Sl 80; Mc 12,28b-34
Sábado: Os 6,1b-6; Sl 50; Lc 18,9-14
Domingo: 2Cor 36,14-16.19-23; Sl 136; Ef 2,4-10; Jo 3,14-21

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …