Página Inicial / Animação Litúrgica / Domingo de Páscoa – Ressurreição do Senhor

Domingo de Páscoa – Ressurreição do Senhor

– Ano B – cor branca ou dourada – 04/04/2021

1. Presidente – Amados Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! O Senhor Ressuscitou, Aleluia! O sepulcro está vazio. É a festa da vida que vence a morte. A Ressurreição de Cristo é a maior prova de que a preocupação primeira de Deus é com a vida de todos nós Seus filhos e filhas. Na alegria da Ressurreição de Jesus Cristo, iniciemos esta celebração festiva com o sinal que nos reúne na fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
Animador (a) – Celebrar a Páscoa é lutar pelo sonho de uma vida feliz que se realiza em todas as pessoas e grupos que promovem a vida em todas as dimensões, a humildade e a paz. Na alegria de celebrarmos nossa fé na vivência de nossas Comunidades, trazemos presente os fatos marcantes da semana que passou.
2. Entrada solene do Círio Pascal Presidente – Jesus é o centro de nossa vida. O Círio Pascal é sinal da Luz de Cristo Ressuscitado. Vamos recebê-Lo com respeito e alegria.
3. Deus nos perdoa Presidente – Neste dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Em silêncio, reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.
Presidente – Ó Deus, Bendito sejais pela água que fecunda a terra e dá vida a toda Vossa criação. Ela não apenas refaz as nossas forças, mas é sinal de que nos renovais interiormente em Vossa aliança. Por esta água, venha sobre nós o Vosso Espírito, para fazer de nós criaturas novas, agora e para sempre. Amém.
Presidente – Deus misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
4. Hino do Glória Presidente – Glorifiquemos ao Pai, que ressuscitou Jesus para nossa Salvação, concedendo-nos a graça de um dia participarmos da glória eterna.
5. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, por Vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a Ressurreição do Senhor, renovados pelo Vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
6. Leitura dos Atos dos Apóstolos (10, 34a. 37-43)
7. Salmo Responsorial (117)(CD Liturgia X – TP – Ano B) Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!
8. Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses (3, 1-4)
9. Sequência da Páscoa Duas pessoas proclamam ou cantam da Mesa da Palavra a Sequência da Páscoa (deve ser cantada do Lecionário).
10. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (20, 1-9)
11. Partilha da Palavra
Nossa resposta
12. Profissão de Fé Presidente – Professemos a nossa fé no Deus Uno e Trino que dá vida nova a todos os que Nele creem. Creio em Deus Pai…
13. Preces da Comunidade Presidente –
14. Apresentação dos dons
Animador(a) – Celebrar a Páscoa é festejar a vitória de todas as pessoas que lutaram e lutam incansavelmente na linha de frente no combate dessa pandemia, todas as pessoas que partilharam e partilham seus bens e seus dons em um gesto de amor e solidariedade. As Igrejas unidas para manter viva a fé e a esperança do povo sofredor, os cientistas na luta permanente para produzir as vacinas contra o vírus da Covid-19. Unidos como família de Deus, estendamos nossas mãos para o Círio Pascal e apresentemos ao Altar do Senhor, nossas vidas, na disposição de lutar por um mundo mais justo e fraterno. Cantemos. Renovados em Cristo, elevemos ao Pai os nossos pedidos.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
15. Louvação
Presidente – Cantemos louvores ao Senhor nosso Deus, por todas as maravilhas que Ele nos concede a cada dia e pela graça da Ressurreição do Seu Filho e nosso irmão Jesus Cristo.
Deus nos faz irmãos
16. Pai Nosso
Presidente – Como seguidores e seguidoras de Jesus Ressuscitado, rezemos a oração que Ele nos ensinou. Pai Nosso…
17. Momento da Paz Animador(a) – A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 nos convida a promover a humildade e a paz, combater a violência e nos unir como Igrejas Cristãs no anúncio do Evangelho. Em silêncio, rezemos para que a paz aconteça no meio de nós
18. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Guardai, ó Deus a Vossa Igreja sob a Vossa constante proteção para que, renovados pelos sacramentos pascais, cheguemos à Luz da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém
Deus nos envia
19. Breves Avisos
20. Mensagem de Páscoa
Celebrar a Páscoa é vivenciar a ressurreição de Jesus que aconteceu há mais de dois mil anos. É trazer para nossos dias o seu amor-doação. É estar em sintonia com a Campanha da Fraternidade que tem a finalidade de “convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”. Páscoa é fraternidade, amizade e comunhão. Um tempo para estender os braços, abrir o coração para doar, receber, partilhar… Que nesta Páscoa, o Senhor, em sua infinita bondade, renove em nós a paz, a vida, o amor… Desejamos a você e sua família uma feliz e Santa Páscoa, repleta de bênçãos e que o Senhor ressuscitado esteja presente em cada coração.
21. Bênção
Presidente – Que o Deus todo-poderoso Vos
abençoe nesta solenidade pascal e Vos proteja
contra todo pecado. Amém.
– Aquele que Vos renova para a vida eterna, pela
ressurreição do Vosso Filho Vos enriqueça com o
dom da imortalidade. Amém.
– E vós que, transcorridos os dias da Paixão do
Senhor, celebrais com alegria a Festa da Páscoa,
possais chegar exultantes à festa das eternas
alegrias. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e
Espírito Santo. Amém.

Meditando a Palavra de Deus
Hoje celebramos a Vida que venceu a morte. A alegria de saber que Jesus está vivo e a esperança que enche o coração não podem ser contidas. Sintamos a alegria de ser cristãos! Tenhamos coragem de levar esta alegria a todos os lugares da nossa vida. Jesus ressuscitado manifesta a força da vida naqueles que promovem o direito e as condições de vida digna, a cidadania e a paz entre os povos e culturas; naqueles que promovem e trabalham para instaurar estruturas de justiça e do bem viver. São muitos os sinais em que o Ressuscitado se faz reconhecer: a Sagrada Escritura, a Eucaristia, os outros Sacramentos, os gestos de amor, respeito, caridade e serviço. Em nosso caminho de fé é importante saber e sentir que Deus nos ama e não ter medo de amá-Lo: a fé se professa com a boca, com gestos concretos e com o coração. Se cremos no Ressuscitado, vencedor do mal, da injustiça e da morte, devemos testemunhar que a vida pode ser mais plena, mais alegre se contemplada e vivida em referência ao Mistério Pascal. Toda vez que o mal é vencido e curado, que um gesto de amizade revela a um irmão o amor do Pai, que se faz um sacrifício pelo outro, que ajudamos o outro a viver uma alegria mais plena, realizamos a Páscoa. Deixemo-nos transformar pela ressurreição de Jesus, por Sua força, para que os sinais de morte deem lugar aos sinais de vida e que nossa fé seja vivida de maneira comunitária.

Leituras da Semana
2ª feira: At 2,14.22-32; Sl 15; Mt 28,8-15
3ª feira: At 2,36-41; Sl 32; Jo 20,11-18
4ª feira: At 3,1-10; Sl 104; Lc 24,13-35
5ª feira: At 3,11-26; Sl 8; Lc 24,35-48
6ª feira: At 4,1-12; Sl 117; Jo 21,1-14
Sábado: At 4,13-21; Sl 117; Mc 16,9-15
Domingo: At 4,32-35; Sl 117; 1Jo 5,1-6; Jo 20,19-31

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …