Página Inicial / Notícias / Ordenação Presbiteral(Saletino)

Ordenação Presbiteral(Saletino)

Depois de uma longa caminhada chegou o grande dia 29 de novembro de 2008, foi sagrado!. Pertence a uma esfera maior. Tudo foi de Deus, tão de Deus que é intensamente da gente. a ordenação sacerdotal de mais um missionário Saletino (Pe. Acimar). A participação, o envolvimento, a fé e confiança do povo com suas manifestações, tudo foi graça de Deus! O Bispo Ordenante foi Dom Milton Antonio dos Santos, SDB.

Tudo isso era percebido na semana que antecedeu a ordenação com as celebrações em preparação nas diversas comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Várzea Grande as margens do rio Cuiabá. A missão foi intensa para preparar a ordenação do primeiro missionário Saletino do Mato Grosso e primeiro filho daquela terra, irmão do povo, que se entrega por inteiro ao serviço do Reino de Deus. Deixando seus propósitos para seguir a vontade de Cristo, ele se entregou, a fim de servir o povo do Senhor no amor e na simplicidade, vivendo e anunciando a todos a reconciliação.

O Bispo Ordenante foi Dom Milton Antonio dos Santos, SDB, arcebispo de Cuiabá e grande amigo dos missionários Saletinos. A presença das comunidades locais e por onde o Acimar passou nesses longos anos de formação, foi significativa. Muitos padres se fizeram presentes dentre eles alguns que tiveram grande valor em seu discernimento e caminhada, lá estava o Padre Carniel, pioneiro dos saletinos no Mato Grosso e que encaminhou Acimar para sua congregação, o Padre José de Oliveira, que fez o convite vocacional, o Padre Josival Lemos, que o acolheu em Salvador na casa de formação, além do Padre Adilson Schio, coordenador provincial dos Saletinos no Brasil e demais sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas, que junto com o povo de Deus testemunharam essa ordenação.

Na celebração foi marcante e emocionante o gesto sacramental da imposição das mãos sobre a cabeça do ordenando, seguida da oração consecratória, que é o momento central do Rito da Ordenação Presbiteral. A imposição dos paramentos revestindo o Padre Acimar da Costa, com a estola e a casula, vestes sacerdotais, pelas mãos do Padre José Balbinote, seu amigo e pároco local. Em seguida suas mãos foram ungidas com o óleo do crisma em sinal de consagração, foi esse o momento mais emocionante, as lagrimas de alegria que copiosamente caia do rosto do neo-sacerdote, comoveu a todos na Igreja e a emoção tomou conta da celebração. Por fim, recebeu a Patena e o Cálice, nos quais ofereceu a Deus o pão e o vinho, para se tornar o Corpo e Sangue no sacrifício da missa.

Foi assim que a congregação ganhou mais um padre para anunciar a todo o povo a mensagem de Salette, que continua dizendo: Ide meus filhos…

 

 

Você pode Gostar de:

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …