Páscoa Solidária

A Páscoa é a celebração que atualiza a memória perene da paixão, morte e ressurreição do Senhor, acontecimento mais proeminente da obra salvadora de Deus. Por isso, é o ato supremo da nossa redenção O Pai entrega o seu filho, num gesto de amor sem limite pelos homens, o filho, por sua vez, entrega generosamente sua vida num gesto de total obediência ao Pai. Como bem afirmou S. Paulo da cruz: “Jesus crucificado é a obra mais estupenda do amor de Deus por nós! A Páscoa do Senhor, além de ser a realização plena das profecias bíblicas, é a prova definitiva e irrefutável de que o Senhor Jesus é verdadeiramente Deus.

A solenidade da Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico, neste ano, ressoará no silêncio das nossas cidades e comunidades. Pois, o pico da pandemia vem exigindo medidas cada vez mais restritas de isolamento social. Enquanto não chegar a vacina clínica para todos, devemos utilizar vacina social. Mesmo assim, a solenidade da Páscoa do Senhor não perderá o seu brilho e seu esplendor por se tratar de um mistério de fé. O espírito de adoração a Deus, nesta Páscoa, será expresso através do nosso apreço pela vida e solidariedade com a saúde dos nossos irmãos. Neste sentido é uma Páscoa solidária!

Numa sociedade metalizada pela ânsia do consumo e do egocentrismo, precisamos, mais do que nunca, cultivar a espiritualidade da solidariedade na gratuidade das ações. Solidariedade, sobretudo, com os mais necessitados. Na verdade, a pandemia veio escancarar a profunda desigualdade social, o sofrimento dos mais pobres e excluídos. Lembremos do grande recado do Divino Mestre ao se despedir do mundo: “Isto vos mando: amai-vos uns aos outros” (Jo1517). Nesta Páscoa, transformaremos nossos lares numa Igreja doméstica, marcada pela oração e pelo silêncio. Pois, como afirmou o profeta Ezequiel: “a glória de Deus não está encerrada no templo” (Ez.1,1.). Com certeza, esta celebração pascal revitalizará nossa esperança na vitória, com o advento da vacina, contra o flagelo desta pandemia.

A solenidade da Páscoa é marcada por alguns símbolos que nos ajudam a compreender este grande mistério da nossa salvação: O círio pascal, símbolo do Cristo glorioso e ressuscitado, radiante de gloria, que ilumina a vida dos homens. O cordeiro Pascal, lembra Jesus o manso cordeiro imolado que tira o pecado do mundo. Os sacrifícios antigos eram celebrados com o sangue do cordeiro, animal que não oferece resistência diante dos seus tosquiadores. Ovos de páscoa, é um excelente símbolo pascal: por fora parece pedra, sem vida, mas por dentro contém a possibilidade da explosão de uma vida pujante e feliz que nascerá. Assim cada ser humano carrega dentro de si a força da vida nova. A coelhinha de páscoa, símbolo da fertilidade, é um maravilhoso símbolo da Igreja, que como mãe, deve gerar e cuidar com carinho de seus filhos. Girassol, flor que acompanha sempre o sol. Por causa disso, os cristãos escolheram o girassol como símbolo da páscoa. Jesus ressuscitado é o sol da nossa vida. Devemos estar continuamente ligados nele, voltados em sua direção, recebendo sua luz, sua força e seu calor.

Finalmente, mensagens de “feliz páscoa” que enviamos aos amigos, através das redes sociais, expressam o sentido desta vida nova operada por Deus no mundo e nas pessoas abertas às iniciativas salvadoras de Deus. Que a luz esplendorosa do Cristo ressuscitado, ilumine a vida de todos os homens de boa vontade que buscam o bem! Ilumine, sobretudo, nossos profissionais da saúde que estão na linha de frente desta guerra contra a Covid-19 e suas variantes! Reverenciemos nesta Páscoa, estes heróis e heroínas da saúde coletiva! Feliz, santa e renovadora Páscoa para todos!

Deusdédit é Padre da Catedral do Senhor Bom Jesus (Cuiabá)

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …